Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

FELIZ ANO NOVO



Desejo.vos um FELIZ ANO NOVO! Não percam a esperança e lutem pelos vossos sonhos! Sejam lutadores e procurem ter sempre otimismo para vencer estes tempos menos agradáveis que vivemos! 
Aproveito também para agradecer a todos os que visitam o meu blog e deixam comentários de incentivo. Obrigada!

TUDO DE BOM! SEJAM FELIZES!


Fonte: Internet

Patê de Atum




O ano de 2012 está acabar... Os preparativos para o último jantar deste ano correm sobre rodas! Estamos prestes a dizer adeus a 2012! 
O jantar vai ser em casa da minha mãe e estou a tratar das entradas. Uma das entradas vai ser patê de atum. Adoro patê. É uma daquelas delícias que pode ser uma entrada ou até complemento de uma sopinha. É tão booooooommmmm! 

INGREDIENTES:
1 lata de atum
6 cornichons
1 colher (de sobremesa) de cebola picada
2 colheres (de sopa) de maionese

PREPARAÇÃO:
Na picadora coloque o atum bem escorrido, os cornichons e a cebola picada grosseiramente. Picar tudo muito bem.
Adicione duas colheres de maionese e misture.
Retire e sirva com tostas ou pão torrado.

BOM APETITE!

Creme de Cenoura




Durante o inverno, as sopas têm um lugar especial cá em casa. Sabem tão bem quentinhas e são uma ótima forma de ingerir mais legumes, fazendo-se assim uma alimentação saudável.
O creme de cenoura é uma das sopas que mais gosto porque fica muito cremoso e saboroso. 

INGREDIENTES:
1 batata
1 cebola pequena
1 nabo
8 cenouras médias
2 dentes de alho
1 caldo de legumes
Azeite q.b.
Água
1 ramo de coentros frescos a gosto

PREPARAÇÃO:
Lave e descasque todos os legumes. Corte-os em pedaços pequenos e coloque-os numa panela, cobra-os com água. Tempere com um fio de azeite e o caldo de legumes. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios.
Depois passe a sopa com a varinha mágica até obter um creme e acrescente um pouco mais de água se o creme estiver muito espesso. Rectifique de sal e acrescente os coentros picados.
Sirva de imediato bem quentinho como é apetecível nesta altura do ano.

BOM APETITE!

Ovos mexidos com Farinheira e Cogumelos




O meu enchido preferido é farinheira, simplesmente adoro. A farinheira é feita de forma simples, pegando nas gorduras do porco, farinha e temperos. Ao longo do nosso território encontramos enchidos confecionados e temperados conforme a tradição de cada região.

Graças a Deus, tenho a sorte de ter uma sogra com muitos conhecimentos nesta área e os seus enchidos ficam maravilhosos. Por isso, sou uma sortuda e quase nunca compro enchidos porque tenho caseiros.

Contudo, a farinheira que utilizei nestes ovos mexidos foi oferecida por uns vizinhos da minha mãe, ou seja, foi mais uma prendinha de Natal deliciosa. Estes ovos mexidos serviram para completar uma sopinha quentinha, mas também podem servir de entrada ou até de petisco.

INGREDIENTES:
4 ovos
1 farinheira
1 lata de cogumelos
1 colher (de sopa) de cebola picada
2 colheres (de sopa) de margarina
Sal e pimenta q.b.
1 raminho de salsa

PREPARAÇÃO:
Comece por tirar a pele à farinheira e corte em pedacinhos. 
Numa frigideira coloque a margarina. Assim que derreter junte a cebola picada e de seguida a farinheira, mexendo tudo. Adicione os cogumelos laminados (usei de lata).
Bata os ovos e tempere de sal e pimenta do moinho. Acrescente os ovos  e envolva. Deixe acabar de cozinhar e vá mexendo. Não deixe secar demasiado.
Sirva polvilhado com salsa picada.

BOM APETITE!

Empadão de Frango

´
A receita que hoje vos apresento foi feita para aproveitar restos de frango cozido que tinha no frigorífico. Juntei cenoura, alho francês, cogumelos, cebola, polpa de tomate e alho francês, ficando um recheio delicioso para o empadão. O puré de batata faço à maneira tradicional, cozo e desfaço as batatas com o passe-vite.

INGREDIENTES:
     Puré de Batata
6 batatas
Leite
1 caldo de legumes
Água
Pimenta e noz moscada q.b.
1 colher (de sopa) de margarina

     Recheio
Sobras de frango desfiado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
1 alho francês
1 cenoura
150 g de cogumelos laminados
2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
Azeite q.b.

1 ovo batido para pincelar

PREPARAÇÃO:
Comece por preparar o puré de batata. Descasque e corte as batatas às rodelas, colocando a cozer em água abundante até ficarem macias (entre 10 a 15 minutos a ferver).
Escorra as batatas e desfaça com o passe-vite. Leve ao lume e junte o caldo de legumes, a margarina e tempere com noz moscada e pimenta. Vá mexendo energicamente com uma colher de pau e junte o leite até ficar com a consistência desejada.

Entretanto, num tacho faça um refogado com azeite, cebola e os alhos picados. Acrescente o alho francês e a cenoura cortados às rodelas fininhas até ficarem macios. Junte a polpa de tomate e os cogumelos laminados. Adicione a carne desfiada, limpa de pele e ossos, e envolva tudo muito bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.

De seguida prepare o empadão.
Num tabuleiro coloque uma camada de puré de batata. Por cima disponha o preparado do frango e depois o restante puré.
Bata um ovo e pincele. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar dourado.

Sirva o empadão acompanhado de uma salada,

BOM APETITE!

Lembranças de Natal - Biscoitos e Bolachas


Antes de Natal visitei vários blogs e sites de culinária à procura de ideias para dar uns mimnhos a pessoas especiais... Depois de muito procurar, decidi oferecer uma caixinha com três tipos de doces:
    
     - Bolachas de Manteiga em Forma de Estrela (adaptada da Revista Nova Cozinha Tradicional n.º120)
     - Biscoitos de Laranja e Sementes de Papoila (podem consultar a receita no blog da Luísa Alexandra aqui)
     - Muffins de chocolate, banana e framboesa (podem consultar a receita no blog Côco & Baunilha aqui)

Deixo-vos agora a receita das Bolachas de Manteiga em Forma de Estrela. Ficaram super gulosas!




INGREDIENTES:
500 g de farinha Branca de Neve
250 g de açúcar
250 g de margarina à temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (de sobremesa) de baunilha em pó

100 g de chocolate preto
Leite

PREPARAÇÃO:
Prepare a massa, batendo a margarina com o açúcar, até deixar de sentir o granulado. Adicione os ovos e bata mais um pouco. Por fim, junte a farinha peneirada com a baunilha e envolva bem.
Coloque a massa embrulhada em película aderente e leve ao frigorífico pelo menos uma hora.
Sobre uma superfície polvilhada com farinha, tenda a massa com um rolo de cozinha. Com ajuda de cortadores em forma de estrela, corte as bolachas e disponha num tabuleiro forrado com um tapete de silicone. Leve ao forno a 200ºC, durante cerca de 15 minutos.

Para decorar derreta o chocolate com um pouco de leite no microondas e decore as estrelas a gosto.

BOM APETITE!

Bolo-rei


Este ano experimentei a fazer bolo-rei. Adoro este doce de Natal e com a ajuda da minha sogra e do seu forno a lenha lá fizemos deliciosos bolos-reis.
Adaptei a receita que vinha na revista Cozinha Económica n.º26 e descobri que afinal não é assim tão difícil.

INGREDIENTES:
600 g de farinha de trigo Espiga
200 g de açúcar
1 pitada de sal
4 tangerinas
80 g de margarina
3 gemas + 1 ovo
1,5 dl de leite
50 g de fermento de padeiro
200 g de fruta cristalizada picada 
150 g de fruta cristalizada inteira
50 g de pinhões
50 g de amêndoa palitada
50 g de miolo de noz
Mel para pincelar

PREPARAÇÃO:
Num alguidar de barro junte a farinha com o açúcar e o sal, abra uma cavidade no centro, junte a raspa da casca das tangerinas, a margarina derretida, o ovo inteiro, 3 gemas e um pouco do 1,5 dl de leite morno com o fermento dissolvido. Comece a amassar, junte o restante leite aos poucos, adicione o sumo das tangerinas e amasse bem polvilhando com um pouco de farinha.

Enrole depois a massa, levante-a do alguidar e polvilhe com farinha. Volte a colocá-la no alguidar e faça dois cortes em cruz por cima, tape com um pano e deixei repousar em local quente até duplicar o seu tamanho.

Numa tigela juntar as frutas cristalizadas picadas, os pinhões e o miolo de noz cortado grosseiramente. Abra  bem a massa e coloque a mistura das frutas por cima e amasse até que as frutas fiquem envolvidas. Faça novamente uma bola, faça um buraco no meio com as mãos e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha ou papel vegetal. Coloque um pano por cima e deixe levedar novamente até que aumente cerca de 50%.

Pincele depois com mel. Corte as frutas cristalizadas inteiras e disponha-as por cima. Coloque nozes, a amêndoa palitada e montinhos de açúcar a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos (os meus bolos-reis foram feitos no forno a lenha).

BOM APETITE!

Doces de Natal


Olá a todos!
Espero que tenham passado bem o Natal com muitas gulodices e excelentes cozinhados! Por cá houve muito trabalho, mas ficou tudo super saboroso e comeu-se como de costume demasiado...
Durante os próximos dias vou partilhar convosco o que fiz cá por casa durante estes dias! Espero que gostem!

Bifes de Peru com Arroz Natalício


Estar desempregada não é fácil. Tenho passado uns momentos menos bons...Mas há que manter o otimismo e a esperança de um amanhã melhor.
O Natal está perto e sinto uma certa nostalgia. Adoro esta época do ano por causa da partilha e da família. Lembro-me das noites de Natal sempre passadas em família na casa dos meus pais. Este ano, a noite de Natal é passada cá em casa com a companhia daqueles que me apoiam nesta grande caminhada que é a vida.
As receitas, as prendinhas debaixo da árvore de Natal, os biscoitos e bolachinhas para oferecer tudo está devidamente preparado e escolhido para mais uma noite de magia, alegria e muito amor. 
Para já deixo-vos esta receita muito saborosa! Espero que gostem! AH! Já me esquecia a receita do arroz natalício foi inspirada numa receita do blogue As minhas receitas

INGREDIENTES:
     BIFES DE PERU
1 dl de azeite
600 g de bifes de peru cortados em tiras
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
2 cebolas
1 colher (de sobremesa) de açafrão
1 colher (de sobremesa) de caril
150 g de cogumelos laminados
3 colheres (de sopa) de brandy
2 dl de caldo de legumes
50 g de cornichons

     ARROZ NATALÍCIO
1 chávena de arroz agulha
2 chávenas de caldo de legumes
1 colher (de chá) de açafrão das índias
3 dentes de alho
2 colheres (de sopa) de azeite
Sal q.b.
Bagos de romã
1 raminho de coentros frescos

PREPARAÇÃO:
Aqueça o azeite numa frigideira, junte a carne e core-a. Retire-a da frigideira e reserve.
Derreta a manteiga na frigideira, acrescente a cebola em rodelas fininhas e deixe-as cozinhar um pouco. Junte o açafrão, os cogumelos laminados e deixe cozinhar durante uns minutos.
Adicione o brandy e cozinhe até reduzir. Junte o caldo e reduza para metade. Por fim, acrescente a carne e o caril, deixando cozinhar durante uns minutos.

Entretanto, descasque e pique os dentes de alho e leve-os ao lume num tacho com o azeite. Acrescente o arroz e envolva-o bem no azeite. Adicione o açafrão das índias e mexa bem de modo a que o arroz fique amarelo. Depois junte o caldo de legumes, mexa o arroz e tempere de sal a gosto. Tape o tacho e deixe cozinhar lentamente.
Após 15 minutos ( mais ou menos), desligue o lume e deixe o arroz repousar mais cinco minutos.

Sirva os bifes de peru polvilhados com os cornichons cortados em rodelas e o arroz natalício polvilhado com os bagos de romã e coentros picados.

BOM APETITE!

Biscoitos de Côco

Finalmente experimentei o meu dispára-biscoitos, o qual foi comprado através do blogue da Luísa Alexandra
Mostro-vos uma das suas receitas - biscoitos de côco. Estes biscoitos foram uma prendinha de Natal especial para um familiar. Ficaram deliciosos!
Aqui fica também o meu agradecimento à Luísa pelo envio do dispára-biscoitos e pelas suas receitas fabulosas.
Garanto-vos este ano vai haver muitas prendinhas com biscoitos caseiros...OH...OH...OH...

INGREDIENTES:
100 g de côco ralado
100 g de açúcar
180 g de margarina
1 pitada de sal
250 g de farinha
1 colher (de sobremesa) de fermento em pó

PREPARAÇÃO:
Colocam-se todos os ingredientes na tigela da batedeira e bate-se tudo muito bem.
Retira-se a massa e amassa-se um pouco à mão para ficar bem juntinha e moldável.
Coloca-se a massa no dispára-biscoitos. Com o dispára-biscoitos bem apoiado num tabuleiro forrado com o tapete de silicone, disparam-se os biscoitos com o formato desejado e levam-se ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficarem dourados a gosto.

BOM APETITE!

Lombo de Porco com Alecrim e Batatas Doces


Cá em casa continuam as experiências para receitas de Natal. A sugestão que vos trago hoje é lombo de porco com alecrim e batata doce.

INGREDIENTES:
Lombo de Porco
1 colher (de sobremesa) de massa de alho
1 colher (de sobremesa) de massa de pimentão
1 pitada de açafrão
1 raminho de alecrim
1 dl de vinho branco
1 dl de vinho moscatel
Azeite e pimenta q.b.
Sumo de 1 laranja
1 cebola grande
2 cenouras
600 g de batatas doces (3 batatas)

PREPARAÇÃO:
Na véspera retire a gordura do lombo e tempere com a massa de alho, o pimentão, o açafrão, um raminho de alecrim, o vinho branco, o vinho moscatel e uma pitada de pimenta.
Num tabuleiro coloque a cebola cortada às meias-luas, as cenouras às rodelas e o lombo em cima. Regue o lombo com azeite e o sumo de uma laranja. Leve ao forno e deixe assar durante 30 minutos.
Decorridos os 30 minutos retire o tabuleiro do forno. Vire e fatie o lombo. Acrescente as batatas doces cortadas às rodelas, dispondo-as à volta  e coloque algumas entre as fatias do lombo. Leve ao forno e deixe assar durante cerca de 20 a 25 minutos.
Sirva com uma salada.

BOM APETITE!

Sopa de Espinafres com Ovo Escalfado


Para participar na 3ªiniciativa - Comer bem por poucos € do blogue Chez Sónia preparei uma sopa de espinafres com feijão e ovo escalfado. Esta sopa é uma das minhas preferidas. Faço-a sempre durante o inverno porque sabe bem quentinha e é reconfortante.

INGREDIENTES:
300 g de espinafres
150 g de feijão
1 cebola pequena
3 dentes de alho
1 colher (de sobremesa) de pimentão doce
1 ramo de coentros frescos
4 ovos
Azeite, sal e água q.b.

PREPARAÇÃO:
Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola e os alhos picados. Deixe refogar até ficarem translúcidos. Acrescente o pimentão doce e os coentros picados, mexendo muito bem.
Adicione os espinafres, tape o tacho e deixe os espinafres reduzirem. Junte a água e deixe ferver durante alguns minutos. Tempere de sal.
Acrescente o feijão cozido e os ovos. Deixe em lume brando até que os ovos fiquem bem escalfados.
Sirva a sopa bem quentinha.

BOM APETITE!

Polvo à Lagareiro


Polvo à lagareiro é um dos meus pratos preferidos...
A sugestão que vos apresento é a minha versão desta tão conhecida receita. Geralmente acompanho o polvo com batatas a murro, contudo só tinha em casa batatas produzidas pelo meu pai e estão protegidas com alguns produtos para não criarem "bichos" e "apodrecerem". Por isso, descasquei-as, mas executei a receita da forma que faço sempre.


INGREDIENTES:
1 polvo
2 folhas de louro
Batatas para assar no forno
1 cebola pequena
1 pimento verde
1 pimento vermelho
1 cabeça de alhos pequena
2 dl de azeite
Sal q.b.

PREPARAÇÃO:
Lave bem o polvo e coza-o na panela de pressão, durante 30 minutos, em água temperada com as folhas de louro e a cebola descascada inteira.
Entretanto, lave bem as batatas com casca e coloque-as num tabuleiro (desta vez descasquei-as como expliquei inicialmente). Polvilhe-as com sal grosso e asse-as durante 20 minutos.
Retire o tabuleiro das batatas do forno e pressione-as de modo a abri-las. Tire o polvo da panela, escorra-o e coloque-o no centro do tabuleiro juntamente com batatas. Descasque os alhos e coloque-os laminados por cima do polvo e das batatas e regue com azeite.
Por fim, corte os pimentos em tiras e coloque por cima. Leve ao forno a 180ºC durante 20 a 25 minutos.
Retire o tabuleiro do forno e polvilhe com coentros frescos picados. Acompanhe o polvo à lagareiro com uma salada verde.

BOM APETITE!

Gratinado de Legumes e Frango


Hoje trago uma sugestão para aproveitar restos de frango assado. A receita que vos deixo foi inspirada numa receita que vem no livro da "Leopoldina e a Aventura do Sabor".


INGREDIENTES:
restos de frango assado
1 cebola
3 cenouras
1 nabo
1 courgette grande
3 dentes de alho
1 pacote de natas de soja
Sal e pimenta q.b.
0,5 dl de azeite
Orégãos
100 g de queijo mozarela

PREPARAÇÃO:
Corte o nabo, a courgette e as cenouras em meias-luas fininhas. Pique a cebola e os alhos.
Desfie os restos de frango assado e reserve.
Na wok coloque o azeite, a cebola e os picados e deixe cozinhar até ficarem translúcidos. Adicione os legumes e salteie durante 3 minutos. 
Acrescente o frango e tempere com sal e pimenta. Por fim, junte um pacote de natas de soja e envolva tudo muito bem.
Transfira o preparado para um tabuleiro e polvilhe com óregãos e queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC a gratinar.

BOM APETITE!

Frango Assado com Laranja e Mel


Tenho andado com alguns problemas com a minha internet e não tenho conseguido publicar as minhas receitas. Mas, hoje aqui vai...
Esta semana comprei algumas revistas de culinária, pois trazem muitas receitas para a época natalícia. Na revista Nova Cozinha Tradicional n.º120 vinha uma receita de frango assado com mel que foi a minha fonte de inspiração para a receita que vos apresento.
Digo-vos o frango assado com laranja e mel ficou fabuloso, o qual acompanhei com arroz de cogumelos e uma salada verde. Deixo-vos esta sugestão que também poderá ser um bom prato para o vosso jantar de Natal.


INGREDIENTES:
     Frango Assado com Laranja e Mel
1 frango
2 laranjas
1 colher (de sobremesa) de massa de alho Flor das Hortas
2 dentes de alho
1 ramo de manjericão
1 malagueta
2 colheres (de sopa) de vinagre balsâmico
0,5 dl de azeite
4 colheres (de sopa) de mel
Sal e pimenta q.b.

     Arroz com cogumelos
1 lata de cogumelos laminados
150 g de arroz agulha
1 alho francês
3 dentes de alho
2 folhas de louro
Sal e pimenta q.b.
Azeite
Água
1/2 caldo de arroz

PREPARAÇÃO:
Comece por atar as pernas do frango com fio de cozinha e coloque num tabuleiro. Tempere com sal, pimenta, sumo de metade de uma laranja, os alhos picados, a massa de alho, o manjericão e a malagueta. Regue com o vinagre e o azeite. Leve ao forno a assar durante 30 minutos.
Numa tigela coloque o sumo da outra metade da laranja e 4 colheres de sopa de mel e mexa muito bem.  Corte uma laranja às rodelas. Passados os primeiros 30 minutos regue o frango com esta mistura e coloque as rodelas de laranja em volta do frango. Deixe assar por mais 20 minutos.

Entretanto, num tacho aqueça o azeite e refogue o alho francês picado finamente, os dentes de alho bem picados e as folhas de louro.
Assim que os alhos comecem a ficar translúcidos, junte os cogumelos ao refogado.
Adicione o arroz e deixe fritar durante 1 a 2 minutos. Tempere de sal e pimenta. 
Por fim, acrescente a água e metade de um caldo para arroz. Deixe cozinhar durante 12 a 15 minutos. Desligue o lume e deixe repousar durante uns minutos e depois pode servir como acompanhamento do frango assado com laranja e mel.

BOM APETITE!

Bacalhau com Brócolos e Camarão


O Natal aproxima-se e as experiências de novas receitas continuam cá por casa. A ceia está praticamente planeada...
O tradicional bacalhau com couves vai ser substituído. Este é um prato que não aprecio e surgem outras opções, mas sempre com o bacalhau como ingrediente principal. 
Desta vez fez-se bacalhau gratinado com brócolos e camarão que poderá ser um dos pratos da minha ceia de Natal! Quem sabe? Logo descobrirão...

INGREDIENTES:
3 postas de bacalhau
3 dentes de alho
1 cebola
150 g de brócolos
100 g de miolo de camarão
200 ml de molho bechamel
Pão ralado q.b.
Pimenta q.b.
Azeite

INGREDIENTES:
Num tacho coloque água e leve ao lume. Quando este levantar fervura coloque o bacalhau e deixe cozinhar durante alguns minutos. Depois escorra o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas, desfiando-o.
Entretanto lave os brócolos e coza-os em água com sal (não os deixe cozinhar demasiado). Escorra-os e pique-os a gosto.
Noutro tacho coloque um fio de azeite, a cebola picada e os dentes de alho, deixando refogar.  Adicione o bacalhau e envolva tudo muito bem. Tempere com pimenta.
Acrescente o miolo de camarão e envolva bem, deixando cozinhar durante 2 a 3 minutos. Adicione os brócolos e o molho bechamel, envolvendo tudo muito bem.
Transfira tudo para um tabuleiro que possa ir ao forno e polvilhe com pão ralado (se preferir, polvilhe com queijo ralado). Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até gratinar.
Sirva o bacalhau acompanhado de uma salada.

BOM APETITE!

Arroz de Pimentos com Carapaus Fritos


Um prato simples e muito fácil para um almoço que lembra a comidinha da mamã... 

INGREDIENTES:
1 medida de arroz
2 medidas de água
1 cebola pequena
3 dentes de alho
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 tomate pequeno
2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
Azeite
Sal q.b.
500 g de carapaus pequenos
100 g de farinha de trigo
Óleo vegetal

PREPARAÇÃO:
Arranje os carapaus, tempere-os com sal e reserve.
Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola e os alhos picados, deizando refogar. Acrescente o tomate cortado em cubos e os pimentos cortados em tirinhas. Deixe refogar uns minutos e acrescente a polpa de tomate e a água. Depois junte o arroz.  Tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos.
Entretanto coloque óleo vegetal numa frigideira e passe os carapaus por farinha de trigo. Frite-os e coloque-os em papel de cozinha para absorver o excesso de óleo.
Sirva o arroz polvilhado com coentros picados e os carapaus. Sirva de imediato.

BOM APETITE!

Peru com Espinafres e Cogumelos


Um domingo tranquilo e passado em família... De manhã fiz pão e pizzas com a minha sogra no forno a lenha! Que maravilha pão caseiro....é tão bom! Um dia destes faço um post especial dedicado apenas às nossas experiências culinárias no forno a lenha...
A lareira já está acesa e o quentinho da sala é maravilhoso! As luzes de árvore de Natal e o presépio estão aqui ao meu lado enquanto escrevo este post. O cenário perfeito para um fim de tarde quentinho...
Uma visita pelos blogues que sigo e a pesquisa de receitas fazem deste domingo, um dia especial. 
Hoje partilho convosco uma receita retirada de um dos blogues que sigo As minhas receitas de Joana Roque (basta clicarem em cima do nome para acederem a este blogue). Espero que gostem!

INGREDIENTES:
500 g de peito de peru
1 colher (de sobremesa) de maisena
150 g de espinafres frescos
2 colheres (de sopa) de molho de soja
1 lata de cogumelos laminados
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 pedacinho de gengibre fresco (2cm)
2 colheres (de sopa) de óleo vegetal
1,5 dl de água
Vinagre q.b.
Sal e pimenta q.p.
Malagueta fresca
150 g de esparguete


PREPARAÇÃO:
Corte o peito do peru em tirinhas e tempere com o molho de soja  e a maisena. Envolva tudo muito bem e reserve.
Pique a cebola e o dente de alho e leve alourar juntamente com o óleo. Adicione o gengibre ralado e acrescente a carne e a marinada.  Quando a carne começar a ficar dourada junte os espinafres e os cogumelos escorridos. Envolva tudo e acrescente a água, o vinho do porto e um pouquinho de vinagre. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até a carne estar macia.
Entretanto coza o esparguete em água temperada de sal.
Sirva o peru com espinafres e cogumelos por cima do esparguete e umas tirinhas de malagueta fresca.

BOM APETITE!

Queques de Chocolate com Vinho do Porto


Chocolate... nham...nham...Que delícia! 
Costumo dizer que o meu marido é "chocólico", pois adora tudo o que tenha chocolate! Então, procuro fazer alguns doces e bolos com este ingrediente que é do seu agrado!
No fim de semana passado fui fazer uma visita à minha sogra e fizemos queques no forno a lenha.
Hoje apresento-vos estes queques de chocolate que ficam muito fofos e com um sabor agradável a vinho do Porto.


INGREDIENTES:
80 g de margarina
150 g de chocolate de culinária
200 g de açúcar
6 ovos
1 dl de vinho do Porto
250 g de farinha
1 colher (de chá) de fermento

PREPARAÇÃO:
Numa tigela junte a margarina e o chocolate e leve a derreter no microondas durante um minuto.
Noutra tigela adicione o açúcar e as gemas. Adicione o chocolate e a margarina derretida. Depois acrescente o vinho do Porto batendo sempre. Junte a farinha e o fermento peneirados aos poucos. Por fim, bata as claras em castelo e envolva-as cuidadosamente ao preparado.
Encha as formas de papel em 2/3 (coloquei-as numas formas de alumínio porque fiz esta receita no forno a lenha, mas também pode usar formas de silicone, se fizer no forno) e leve ao forno durante 15 a 20 minutos.
Espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Pode polvilhar com açúcar em pó.

BOM APETITE!

Arroz de Brócolos


Cá em casa, as receitas com brócolos continuam... Para acompanhar uns fishburgers de salmão fiz arroz de brócolos que o marido elogiou. 

INGREDIENTES:
1 chávena de arroz agulha
2 chávenas de água
Brócolos
Sal q.b.
2 dentes de alho
Azeite
1/2 caldo de arroz

PREPARAÇÃO:
Lave muito bem os brócolos e separe os floretes de modo a ficarem raminhos pequenos.Se for necessário cortar a base para não ficarem muito grossos.
Num tacho coloque um fio de azeite e os dentes de alho picados. Adicione o arroz e deixe fritar até ficar translúcido.
Depois acrescente os brócolos e a água. Tempere com sal, coloque metade de um caldo de arroz e mexa.
Reduza o lume, tape o tacho e deixe cozinhar durante 15 minutos.
Sirva como acompanhamento!

BOM APETITE!

Carne de Porco com Batata Doce


O Natal aproxima-se e eu ando a experimentar receitas novas para escolher a ementa do jantar de família. Desta vez  fiz pá de porco com batata doce no forno. Os pratos feitos no forno são os meus preferidos...

INGREDIENTES:
800 g de pá de porco em fatias grossas
Sal e pimenta
1 colher de chá de colorau
Manjericão
1 colher de chá de massa de pimentão
1 malagueta
2 colheres de sopa de vinagre
1 cebola
4 dentes de alho
2 dl de vinho branco
25 g de margarina
3 batatas doces
100 g de bacon
Agrião

PREPARAÇÃO:
Tempere a carne com sal, pimenta, o colorau, algumas folhas de manjericão picadas, a malagueta e o vinagre. Reserve.



Corte a cebola e os alhos em rodelas e disponha-os num tabuleiro. Por cima, coloque a carne. Regue com o vinho branco e distribua sobre ela a margarina.



Leve ao forno a 200ºC durante cerca de 30 minutos.



Entretanto, lave e corte as batatas doces em rodelas com 2 cm de espessura. Tempere com sal e acrescente-as ao tabuleiro da carne. Por cima coloque bacon em cubinhos e deixe assar por mais 20 minutos.

Prepare uma salada de agrião e sirva com a carne de porco com batata doce.

BOM APETITE!

Bruschettas de Chouriço e Cogumelos





Os jantares de domingo são sempre refeições ligeiras, mas muito saborosas. Desta vez, fiz umas bruschettas de chouriço e cogumelos "aldrabadas", pois utilizei manteiga pasteurizada com salsa e alho da Mimosa para barrar as fatias de pão. Ficaram perfeitas e foram um ótimo jantar!

INGREDIENTES:
7 fatias de pão de centeio fatiado
1/2 chouriço
1 lata de cogumelos laminados
Manteiga pasteurizada com salsa e alho da Mimosa
150 g de queijo ralado
Orégãos

PREPARAÇÃO:
Corte o pão em fatias. Barre as fatias com manteiga.
Corte o chouriço em rodelas fininhas e coloque por cima das fatias.
Escorra os cogumelos e espalhe pelas fatias. De seguida polvilhe com queijo ralado e orégãos.
Leve ao forno até o queijo derreter e começar a ficar tostado.

BOM APETITE!

Frango com Ervilhas


Como vos disse no post anterior, utilizo muitas vezes os temperos Incopil e Flor das Hortas nas minhas receitas. Por isso, pensei numa receita muito fácil com frango caseiro para utilizar o tempero completo. Este tempero é composto por alho, cebola, sal, vinho e salsa e pode ser utilizado nos mais variados cozinhados e enchidos, dependendo do gosto de cada um.


INGREDIENTES:
1/2 frango
1 colher (de sopa) de tempero completo Flor das Hortas
1 cebola pequena
2 colheres (de sopa) de azeite
100 g de bacon
1 dl de vinho branco
1 dl de caldo de galinha
1 colher (de sopa) de manteiga
500 g de ervilhas
Sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:
Corte o frango em pedaços e misture-os com o tempero completo Flor das Hortas.
Num tacho coloque a cebola e o bacon cortado em pequenos cubos.
Adicione-lhes o frango e, depois de corar por alguns minutos, regue-o com o vinho e o caldo de galinha (geralmente desfaço o caldo num pouco de água quente). Adicione  a manteiga, as ervilhas e pode ainda juntar um raminho de hortelã (desta vez não coloquei).
Tempere com sal e pimenta. Deixe estufar, em lume brando, até que a carne fique macia. 

BOM APETITE!

Gratinado de Legumes


Uma visita a casa dos pais é sempre tão bom e reconfortante. Dá para recarregar baterias e "matar" saudades da família.
Estas visitas ajudam também a encher o frigorífico e a dispensa com legumes da horta do pai: cenouras, brócolos, agrião, batatas doces, nabos,...Enfim, tudo biológico e fresquinho.
A busca por receitas novas é uma constante, por isso resolvi fazer um gratinado de legumes...nham...nham... ficou tão saboroso!

INGREDIENTES:
2 batatas
1 flor de brócolos (grande)
3 cenouras
1 cebola pequena
4 dentes de alho
100 g de bacon
Azeite
100 g de queijo mozzarella ralado
200 ml de molho béchamel (veja a receita aqui)
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

PREPARAÇÃO:
Lave todos os legumes. Corte as cenouras em tirinhas e as batatas em cubinhos e separe os raminhos dos brócolos.
Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola e os alhos picados e deixe alourar. Adicione o bacon cortado em cubinhos. Quando estiver dourado, acrescente a batata e a cenoura e, passados 5 minutos, os brócolos. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe saltear, mexendo cuidadosamente sempre que necessário.
Coloque os legumes salteados num pirex e cubra com o molho béchamel já preparado  (veja a receita aqui). Polvilhe a superfície com o queijo e leve ao forno durante 20 minutos, sensivelmente.

BOM APETITE!

Temperos Incopil e Flor das Hortas



Para temperar carnes, peixe e/ou saladas costumo utilizar os temperos produzidos aqui bem pertinho de mim. 
Os temperos Incopil e Flor das Hortas do grupo PIMENSOR, instalado em Ponte de Sor, são sem dúvida únicos e ajudam-me a dar sabor às minhas receitas, dando asas à minha criatividade e ao meu prazer de cozinhar. 
Convido-vos a conhecer os seus produtos e experimentarem algumas das suas receitas que podem ser encontradas no seu site. Basta clicar no logotipo do grupo PIMENSOR Distribuição.