Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Bolo de Noz com Creme de Ovos




O tempo passa depressa... Quando menos dei por isso, passou um mês desde a minha última publicação!
Os dias são pequenos, as tarefas são muitas... e passo os dias num frenesim entre o trabalho, idas a aqui e acolá. Saio de casa cedo e quando regresso já é praticamente noite, não sobrando muito tempo para fotografar receitas. À noite aconchego-me no sofá entre as mantas de lã e o quente da lareira sempre acompanhada do A. e duma caneca fumegante de chá. Aproveito o silêncio da noite para folhear livros e revistas e os olhos já piscam para as receitas de Natal! Por isso, em breve entraremos em modo natalício...

Há algum tempo recebi um desafio da Vaqueiro. A proposta foi fazer uma réplica de uma receita festiva da edição n.º222 - Outono 2014 da Revista Saberes & Sabores. Claro está que as receitas festivas desta edição recaem sobre os bolos. Entre as 10 receitas para todos os gostos, escolhi o bolo de noz com creme de ovos por ser um bolo que me lembra os sabores tão típicos do outono, como os frutos secos! Na confecção da receita utilizei a margarina clássica Vaqueiro, como sempre. Aliás, desde da minha infância que me lembro da minha mãe utilizá-la para fazer bolos e bolinhos. Aqui em casa não dispenso esta aliada, seja líquida ou na sua forma mais tradicional! Como todos sabemos a margarina é uma gordura saudável porque é feita a partir de óleos 100% vegetais. Nesta receita também utilizei farinha maizena, o que deixou o bolo fofo e delicioso! 



É um bolo delicioso, fofinho e com um sabor delicado devido à junção da canela em pó. Como a noz é triturada, juntamente, com as farinhas, não se acha pedacinhos de nozes como em outros bolos! 
O provador de serviço, o marido, adorou! Tornou-se um fã dos meus bolinhos!





Bolo de Noz com Creme de Ovos

Ingredientes:
  • 150 g (usei 125 g) + 50 g de miolo de noz
  • 100 g de amido de milho Maizena
  • 100 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de canela em pó (usei apenas uma)
  • 250 g de Vaqueiro (à temperatura ambiente)
  • 250 g de açúcar moreno macio
  • 5 ovos XL

     Creme de Ovos
  • 250 g de açúcar
  • 2,5 dl de água
  • 2 tiras de casca de limão
  • 8 gemas de ovos tamanho L
  • 1 colher de chá de amido de milho Maizena

Preparação:
*Ligue o forno para os 170ºC. Deite 150 g (usei 125 g) de nozes no robot de cozinha, junte as farinhas, o fermento e a canela e triture muito bem.

*Bata a Vaqueiro na batedeira com o açúcar até obter um creme. Vá adicionando as gemas uma a uma, parando para raspar a pasta que ficar agarrada às paredes da batedeira. Bata as claras em castelo bem firme.

*Junte alternadamente a mistura de nozes e farinha e as claras em castelo mexendo delicadamente, sem bater.

*Coloque a massa numa forma de 24 cm previamente untada (uso spray de untar) e forrada com uma folha de papel vegetal.

*Leve ao forno na posição central durante cerca de 50-55 minutos (faça o teste do palito, se sair limpo, o bolo está cozido).

*Ao mesmo tempo prepare o creme de ovos. leve o açúcar ao lume com a água e as tiras de casca de limão. deixe ferver suavemente durante 10 minutos. Entretanto separe as gemas das claras***.

*Coe as gemas juntamente com o amido de milho Maizena através de um coador de rede e reserve.

*Retire a calda de açúcar do lume, elimine as cascas de limão e deixe arrefecer um pouco. Junte-a em fio às gemas mexendo sempre. Deite a mistura de novo no tacho e leve a engrossar um pouco sobre lume muito brando mexendo sempre. Mude para uma tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

* Corte o bolo ao meio e barre com creme de ovos. Sobreponha a outra metade e cubra toda a superfície com o restante creme de ovos e decore com as restantes nozes.



***Congele as claras e use-as noutras receitas, como: bolo de claras, omoletes, pavlova,...









Bom Apetite!
Cozinhe com Amor e Seja Feliz!
Bom fim de semana!