Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Granola Caseira



Acordar de manhã e fazer um pequeno almoço personalizado é um momento que me dá muito prazer. Já lá vai o tempo que comprava cereais para misturar com leite ou bebida vegetal. Com o blog descobri muitas receitas e aprendi a fazer os meus próprios cereais. Geralmente aproveito o fim de semana e faço uma quantidade que seja suficiente para duas a três semanas. 
A chamada granola pode ser feita com todo o tipo de sementes, frutos secos, farelos e fruta desidratada. Pode ser adoçada com mel, açúcar mascavado ou xarope de ácer! Claro que também podem usar açúcar branco, mas aqui em casa foi totalmente eliminado!

A granola que vos trago foi inspirada num video em direto que vi no instagram do Rui do blog @fazecome e numa receita do blog Cupcakes a Gogó. Fiz a minha própria versão e adorei! Confesso que já fiz esta receita duas vezes... claro que um frasquinho foi para oferecer! Para esta receita desidratei rodelas de laranja e de morango no forno que dão um sabor delicioso à granola.


Por isso, deixo-vos aqui algumas dicas para fazerem DESIDRATAÇÂO:
*A fruta (também podem fazer com legumes) deve ser bem lavada e deve ser fresca. Depois basta cortar em rodelas com a ajuda de uma mandolina e colocar as rodelas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno com o ventilador ligado previamente aquecido a 60ºC e deixar ficar durante algumas horas (o tempo depende da grossura das vossas rodelas e do tipo de fruta, aconselho-vos a irem verificando e quando começarem a ficar secas virem-nas).
*Depois de desidratados e arrefecidos, podem ser armazenados e conservados durante um longo período de tempo. Coloco-os em recipientes hermeticamente fechados, num local seco e fresco, de forma a evitar que absorvam humidade. 
*Utilizo-os em granola, como snack, para comer com iogurte ou em bolos!





Granola Caseira

Ingredientes:
  • 200 g de flocos de aveia
  • 75 g de sementes variadas (sementes de papoila, abóbora, linhaça, girassol...)
  • 50 g de azeite (sabor suave)
  • 1 pitada de sal
  • 60 g de açúcar mascavado
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 120 g de mel
  • 100 g de amêndoa com pele
  • 100 g de avelãs

Ingredientes que se adicionam depois da granola feita no forno:
  • 150 g de frutos desidratados (utilizei laranja, morangos e chips de coco tostados)
  • 60 g de cubos de gengibre desidratado

Preparação:
*Juntei os flocos de aveia, as sementes variadas, as amêndoas e as avelãs cortadas grosseiramente numa tigela. 
*Como o mel que uso é um pouco espesso (é biológico e é das abelhas que o meu pai tem), coloquei-o juntamente com o azeite, o açúcar mascavado, a canela e uma pitada de sal num tacho e e levei ao lume até diluir um pouco. Depois juntei à mistura das sementes e envolvi bem com a ajuda de uma espátula.
*Espalhei esta mistura de forma uniforme num tabuleiro forrado com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos ou até ter um tom dourado delicioso!
*Durante o cozimento, abro o forno e dou uma mexida com uma colher de pau ou uma espátula para que a granola fique dourada de todos os lados.
*Depois de dourada retiro do forno e adiciono as frutas desidratadas e os cubos de gengibre.

*Se gostar muito de chococate, adicione pedacinhos no fim de fria. 
*Adoro comer esta granola com iogurte e fruta fresca! Uma verdadeira delícia!


BOM APETITE!




**********

(English Version)

Homemade Granola

Ingredients:


  • 200 g of oat flakes
  • 75 g of various seeds (poppy seeds, pumpkin, linseed, sunflower ...)
  • 50 g olive oil (mild taste)
  • 1 pinch of salt
  • 60 g of brown sugar
  • 1 tablespoon cinnamon powder
  • 120 g of honey
  • 100 g of almond with skin
  • 100 g of hazelnuts


Ingredients that are added after the granola is made in the oven:
  • 150 g dehydrated fruits (I used orange, strawberries and toasted coconut chips)
  • 60 g dehydrated ginger cubes

Preparation:
* I gathered the oat flakes, the various seeds, the almonds and the hazelnuts cut into a bowl.
* Since the honey I use is a bit thick (it's organic and it's from the bees my father has), I put it together with the olive oil, the brown sugar, the cinnamon and a pinch of salt in a pot and I took to the fire until dilute a little. Then I joined the mixture of the seeds and wrapped well with the help of a spatula.
* Spread this mixture evenly on a lined paper tray and take it to the preheated oven at 180 ° C for 15 minutes or until it has a delicious golden hue!
* During cooking, I open the oven and stir with a wooden spoon or a spatula so that the granola is golden on all sides.
* After golden retreat from the oven and add dehydrated fruits and ginger cubes.



* If you like chococate a lot, add bits and pieces at the end of the cold.
* I love eating this granola with yogurt and fresh fruit! A real treat!


ENJOY!







Bolo de Espelta com Glacé de Morango




Quando a vontade pede bolo, pois há bolo cá em casa com certeza! Em época de morangos foi fácil de escolher a receita desta vez...  Os morangos são uma promessa de Primavera, mas a leveza da frescura luminosa dos dias mais quentes, mais compridos, mais coloridos parece adiada por causa destes dias intermitentes de chuva.

Um bolo caseiro, macio e fácil é o parceiro perfeito para uma chávena de chá ou um copo de sumo natural. Desta vez fiz um bolo de espelta com morangos, açúcar de coco e mel. Ficou com um sabor delicioso! 





Bolo de Espelta com Glacé de Morangos

Ingredientes:
(Receita adaptada do blog O'Food)

  • 300 g de farinha de espelta
  • 200 ml de azeite extra virgem (sabor suave)
  • 5 ovos
  • 2 colher de chá de fermento em pó
  • 150 g de açúcar de coco
  • 120 g de mel
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 4 colheres de sopa de bebida de soja
  • 200 g de morangos picados

   Glacé de morango:
  • 4 morangos
  • 100 g de açúcar em pó
  • sumo de 1/2 laranja


Preparação:
*Bata os ovos com o açúcar de coco até dobrar de volume. Adicione o mel e bata mais 2 minutos. Em seguida, adicione o azeite e bata mais 2 minutos.
*Depois junte a farinha peneirada juntamente com o fermento em pó e bata durante alguns minutos.
*Por fim adicione a bebida de soja e o extracto baunilha, misturando até a massa ficar homogénea.
*Despeje metade da massa para uma forma previamente untada com spray. Coloque os morangos cortados por toda a superfície e despeje a restante massa por cima.
*Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 a 45 minutos. Tenha atenção que as massas de bolo que levam mel ficam douradas facilmente, por isso ao fim de 20 minutos coloque uma folha de papel vegetal por cima para que não cozinhe demasiado.

*Deixe arrefecer o bolo. Entretanto prepare o glacé de morango. Triture os morangos com o sumo de metade de uma laranja, Passe-o por um passador e junte-o aos poucos ao açúcar em pó até obter a textura desejada. Espalhe o glacé por cima do bolo.


BOM APETITE!


**********

(English version)


Spelled Cake With Strawberry Glacé



Ingredients:
(Recipe adapted from the blog O'Food)

  • 300 g de spelled flour
  • 200 ml extra virgin olive oil (mild flavor)
  • 5 eggs
  • 2 teaspoon baking powder
  • 150 g coconut sugar
  • 120 g of honey
  • 1 teaspoon vanilla extract
  • 4 tablespoons soy drink
  • 200 g chopped strawberries

Strawberry icing:
  • 4 strawberries
  • 100 g powdered sugar
  • 1/2 orange juice


Preparation:

*Beat eggs with coconut sugar until doubled in volume. Add the honey and beat for 2 minutes. Then add the olive oil and beat for another 2 minutes.
*Then add the sifted flour together with the baking powder and beat for a few minutes.
*Finally add the soy drink and the vanilla extract, mixing until the dough is homogeneous.
*Pour half of the dough into a previously greased spray. Place the cut strawberries over the entire surface and pour the remaining dough on the top.
*Take it to the preheated oven at 180ºC for 40 to 45 minutes. Be aware that the honey-bearing cake doughs are golden brown easily, so after 20 minutes put a sheet of parchment over the top so that it does not overcook.

*Let the cake cool. Meanwhile, prepare the strawberry icing. Grind the strawberries with half an orange juice. Pass through a drainer and gradually add to the powdered sugar until the desired texture is obtained. Spread frosting over the cake.


ENJOY!










Cheesecake de Morango e Queijo Fresco



Abril tem sido um mês chuvoso... apenas temos tido uns breves momentos de sol. Por aqui a lareira tem sido acesa quase todos os dias, pois as noites ainda arrefecem bastante. Mas hoje já tivemos um dia a lembrar a estação do ano em que estamos, a primavera. Ao fim da tarde caminhei pelo campo, perseguindo o pôr.do.sol e ouvindo o chilrear dos pássaros. Adoro caminhar pelo campo, sentir o cheiro das plantas e das flores, ouvir os sons da natureza... Lufadas de ar fresco devoradas entre ribeiros de água e flores silvestres. E verde por todo o lado.

Adoro este ritmo brando e a simplicidade de viver numa aldeia, apesar de por vezes precisar de "banhos de multidão". A simplicidade também se revela muitas vezes na minha forma de cozinhar.
Estes copos de cheesecake são o espelho disso mesmo. Uma receita simples de preparar, feita com ingredientes frescos e sanzonais, que revelam o seu delicioso encanto em cada colherada. Por isso desfrute a vida, do tempo de viver devagar e da simplicidade desta receita!





Cheesecake de Morango e Queijo Fresco

Ingredientes:
  • 150 g de bolachas de aveia
  • 75 g de manteiga vegetal
  • 300 g de morangos
  • 4 queijos pequenos (ou dois grandes) frescos
  • 1 iogurte natural
  • 75 g de açúcar de coco
  • 4 folhas de gelatina

Preparação:
*Desfaça as bolachas o mais que puder e coloque-as num processador. Junte a manteiga e triture até ficar uma mistura de migalhas. A massa fica solta.
*Mergulhe as folhas de gelatina em água fria para amolecerem.
*Coloque os morangos lavdos e cortados em pedaços no processador ou liquificador. Junte o queijo, o açúcar, o iogurte e triture tudo.
*Escorra as folhas gelatina e leve ao microondas por cerca de 15 a 30 segundos (eu coloco 15 segundos e depois verifico se é necessário mais tempo).
*Deixe arrefecer um pouco e junte à mistura de morangos.
*Coloque 3 colheres de sopa da mistura de bolacha no fundo de cada copo e verta a mistura de morango e queijo por cima.
*Leve ao frigorífico por cerca de 4 horas ou de um dia para o outro.
*Na altura de servir, decore com morangos, mirtilos e hortelã fresca.


BOM APETITE!



***************


(English version)

Strawberry Cheesecake and Fresh Cheese



Ingredients:

  • 150 g of oatmeal cookies
  • 75 g of vegetable butter
  • 300 g of strawberries
  • 4 small (or two large) fresh cheeses
  • 1 natural yogurt
  • 75 g coconut sugar
  • 4 sheets of gelatin


Preparation:
* Spoil the cookies as much as you can and place them on a processor. Add the butter and mash to a mixture of crumbs. The mass is released.
* Soak gelatin sheets in cold water to soften.
* Place the strawberries washed and cut into pieces in the processor or liquefier. Add the cheese, sugar, yogurt and mash everything.
* Drain the gelatin sheets and microwave for about 15 to 30 seconds (I put 15 seconds and then check if more time is required).
* Cool slightly and add to the strawberry mixture.
* Put 3 tablespoons of the wafer mixture into the bottom of each glass and pour the strawberry and cheese mixture over the top.
* Take it to the refrigerator for about 4 hours or overnight.
* At the time of serving, garnish with strawberries, blueberries and fresh mint.

Enjoy!