Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Empadão de Alho Francês e Pescada

Quando ando pelos cantinhos culinários da blogosfera fico sempre com algumas receitas anotadas. São irresistíveis e tornam-se inspirações para mim. Mas, às vezes, tenho a sensação que teria de ter duas vidas para conseguir cozinhar e provar todos os pratos e sobremesas que vejo e mesmo assim ainda ficava tanta coisa por descobrir, degustar, provar, comer e cozinhar...
Valha-me os caderninhos da mamã, da sogra, as receitas das amigas, as revistas e os livros, pois são eles que me permitem cozinhar todos os dias e encontrar a minha inspiração.


INGREDIENTES:
(Adaptada do blog As Minhas Receitas, veja aqui)
  • 400 g de pescada (usei postas)
  • 2 ovos
  • 2 alhos franceses
  • 1 cebola roxa pequena
  • 2 dentes de alho
  • Azeite q.b.
  • 4 colheres (de sopa) de maionese
  • 50 ml de leite magro
  • Sal e pimenta q.b.
  • Noz-moscada q.b.
  • Gema de ovo para pincelar


PREPARAÇÃO:
Descasque as batatas e corte-as às rodelas. Coza-as com os ovos em água temperada de sal.
Coza a pescada. Escorra-a e limpe-a de espinhas e peles.
Descasque a cebola e pique-a finamente. Pique os alhos e corte os alhos franceses em rodelas fininhas.

Numa frigideira coloque um fio de azeite, a cebola e os alhos picados e deixe refogar lentamente. Adicione o alho francês. Assim que estes legumes estejam translúcidos, acrescente o peixe. Tempere com sal e pimenta. 
Retire do lume e acrescente a maionese. Envolva tudo muito bem e reserve.
Entretanto escorra as batatas  e os ovos. Descasque os ovos, corte-os em rodelas e reserve.
Esmague as batatas com um esmagador manual e junte leite, pimenta e noz-moscada para fazer um puré.
Num fundo de um tabuleiro coloque o preparado de peixe e alho francês. Por cima do peixe coloque as rodelas e ovo cozido. Por último, espalhe o puré e pincele com gema de ovo batida.
Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC até dourar a gosto.

Sirva o empadão de alho francês e pescada com uma salada.

BOM APETITE!

15 comentários:

  1. Paula, ainda bem que tens estes ataques de inspiração!! E eu sou como tu!! Inspiro me nas vizinhas e onde seja, embora me falte o tempo para poder fazer tanta coisa! Tenho que me começar a organizar mais!!
    Adorei esta tua sugestão e é mais uma pro caderno!! OMG...
    Beijinhos
    Mena

    ResponderEliminar
  2. Uma sugestão bem apetitosa!

    ResponderEliminar
  3. Muito apetitoso :)
    Adoro este tipo de receitas!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma boa sugestão para quem não gosta de peixe, assim o seu saber fica bem disfarçado :-)
    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É verdade, também eu tenho dezenas de impressões de receitas que vejo pela blogosfera para experimentar. Já não cabe numa só capa.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida,

    Esse empadão está com uma cor divinal e um aspecto de comer e chorar por mais !
    Penso o mesmo: tenho tantas receitas que gostaria de testar que o meu dia deveria ter umas 72 horas ! :)))

    Beijinhos grandes para Ti !

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo: vejo e imprimo tantas receitas que vejo na blogosfera que demoraria anos a fazer tudo :)
    Este empadão de pescada ficou com um aspecto delicioso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Também faço isso, sempre que encontro uma receita que gosto aponto, mas estou com a Cuca é impossivel conseguir fazer todas ;)

    ResponderEliminar
  9. Ficou um belo empadão e deve ser muito saboroso

    ResponderEliminar
  10. tao delicado e com certeza delicioso...=D

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Está com ótimo aspeto este empadão. Também penso como tu: uma vida não ia ser suficiente para conseguir experimentar todas as receitas deliciosas que anoto e vejo por aí,eheh
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Ficou uma refeição deliciosa, o empadão é um prato muito saboroso.
    a minha mãe fazia um bacalhau com uma confeção parecida e nós adorávamos.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  13. uma delicia...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelo vosso carinho!

    ResponderEliminar
  15. Esta receita e ***** muito boa e o alho francês dá um toque maravilhoso obrigado pela partilha a repitir

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)