Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Bolo de Espinafres



O doce também é preciso nas nossas vidas... porque, às vezes, é necessário adoçar os momentos menos bons.
Trago-vos uma receita de um bolo verde...já experimentei com agrião, mas desta vez resolvi fazer de espinafres. A receita que vos trago utilizo-a para fazer o bolo de agrião ou espinafres. Quem me deu esta receita foi uma colega e sinceramente não sei de onde a tirou.
A cobertura de chocolate é do livrinho de receitas da mamã.
Este bolo é delicioso e por incrível que pareça não fica a saber a espinafres. Renda-se à magia dos legumes e associo-os aos doces! Vai descobrir associações de sabores fantásticas!


INGREDIENTES:
250 g de espinafres
4 ovos
1,5 dl de óleo
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha (usei da Nacional para bolos altos e fofos, que já tem fermento)

     Cobertura de Chocolate:
1 colher (de sopa) bem cheia de farinha maizena
250 ml de leite
100 g de açúcar
60 g de chocolate (usei de culinária da Pantagruel)
1 colher (de sopa) de manteiga

PREPARAÇÃO:
Na liquificadora coloque o óleo, as gemas e os espinafres até terem a consistência de puré. Transfira este preparado para uma tigela e adicione o açúcar, batendo com a ajuda da batedeira.
Acrescente a farinha peneirada com a ajuda de uma colher.
Bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente na massa.



Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha ou use uma forma de silicone.
Leve o preparado ao forno durante 30 a 40 minutos.




Retire do forno e deixe arrefecer (deixo sempre arrefecer primeiro porque utilizo formas de silicone).




Entretanto prepare a cobertura de chocolate.
Desfaça a farinha maizena num bocadinho de leite. Coloque num tachinho e adicione os restantes ingredientes. Leve ao lume (brando), mexendo sempre até engrossar.

Deixe arrefecer um pouquinho e decore o bolo a seu gosto.

Decorei também com uns corações da vahiné que tinha cá em casa.


BOM APETITE! VOTOS DE UM EXCELENTE FIM DE SEMANA!

17 comentários:

  1. Humm que aspecto bom! Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:21

    Eu iria adorar o bolo! :D

    Adoro espinafres, e com essa cobertura, bem que delícia!*

    ResponderEliminar
  3. Ficou com uma cor mesmo interessante!

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz nem vi bolo de espinafres, embora já tenha visto de agrião, mas sempre me fez confusão por ficar verde :)
    Com a cobertura de chocolate já me convenceste :)e acredito que seja mesmo bom.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Querida,

    Tramaste-me agora ! :-))))
    Esperava tudo menos isto !

    Que bolo tão LINDO !
    Espinafres... nunca poderia imaginar Paula, vou levar esta receitinha comigo pois vou querer experimentar de facto ! :)

    Ficou lindíssimo, invulgar, diferente, apelativo... simplesmente adorei e a cobertura está irresistível !

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz com espinafres nem com agriões, mas fiquei curiosa para testar!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Hunnn que delicia, já comi e adorei mas nunca fiz :-) tenho de experimentar

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Nunca experimentei, mas que fica com uma cor mesmo gira lá isso fica :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pois olha que aspecto fantástico! Será que a minha princesa, que odeia tudo o que é verde no prato, comeria este bolo? Apetece-me fazer-lhe a partida! Obrigado pela partilha da receita. Gostei mesmo bastante!

    ResponderEliminar
  10. Eu já tinha visto o bolo de agrião e tb o de espinafre! E se queres q te diga a verdade, a cor deixava-me de pé atrás!! Mas com essa cobertura de chocolate, tem que ficar simplesmente divinal!!!
    Um bolo delicioso tens tu aqui, Paula!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  11. Muito original, fantástico!

    ResponderEliminar
  12. Bastante original e deve ser o máximo, verde...
    Kiss

    ResponderEliminar
  13. ficou com uma cor mt bonita gostei mt pois adoro esse legume bjs bfs

    ResponderEliminar
  14. provei uma vez um bolo verde e adorei, desde aí que procuro a receita :)
    já tenho visto receitas que não diz propriamante a quantidade de espinafres/agriões mas aqui a sua diz, mas vejo noutros lados que cozem primeiro os legumes, aqui na sua receita não os coze primeiro?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não cozo os legumes primeiro! Coloco no liquificador e trituro-os. Depois junto à massa do bolo.
      Na minha opinião não é necessário porque os espinafres vão cozer com a massa do bolo...
      Espero que goste da receita!

      Eliminar
    2. muito obrigada :)
      tenho então de fazer um dia destes
      bom fim de semana

      Eliminar
  15. Comi, ontem, pela 1.ª vez! Fiquei rendida ao bolo!

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)