Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Conserva de Malaguetas



Na minha pequena horta tenho ervas aromáticas, malaguetas e piripiri (gindungo). Aproveito-as ao máximos para dar sabor aos meus pratos. 
Geralmente faço conservas de malaguetas e de piripiri porque o meu marido adora comida picante. Costumava juntar azeite e whisky e a conserva mantinha-se durante todo o inverno até à próxima colheita.

Há pouco tempo vi uma conserva de malaguetas no blog Brisa Marítima, da querida Isabel. A sua conserva chamou-me a atenção pelas ervas aromáticas adicionadas e outros ingredientes que aromatizam o azeite, podendo este ser utilizado como tempero.

As quantidades dos ingredientes são a gosto e dependem do tamanho do frasco.


Conserva de Malaguetas

INGREDIENTES:
  • Malaguetas
  • Azeite
  • Vinagre balsâmico
  • Alhos esmagados
  • Orégãos
  • Grãos de pimenta rosa
  • Louro
  • Whisky
  • Uma pitada de sal

PREPARAÇÃO:
Esterilize o frasco, submergindo-o e fervendo-o durante 15 minutos em água. Depois leve ao forno durante 5 minutos a 250ºC.

Corte o píncaro das malaguetas (algumas não cortei, mas geralmente conservam bem desta maneira). Lave-as e seque-as.

Encha o frasco com azeite até meio. Coloque os ingredientes todos e acabe de encher com vinagre balsâmico. Tape bem o frasco e agite.

A conserva está pronta e durará muito tempo.

De vez em quando, agite o frasco para que os ingredientes se misturem e os sabores se soltem.

Deixe macerar durante três semanas antes de utilizar o preparado.





Bom Apetite!
Obrigada Isabel pela tua receita fantástica!

21 comentários:

  1. Optima ideia
    Passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-lacticinios-paiva.html

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma bela conserva!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  3. Também tenho malaguetas, vou experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adorei e tb irei fazer!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  5. Quem ia gostar era o meu marido!! Parece-me bem :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Minha querida,

    Eu é que te agradeço a confiança de testares uma receita lá da minha humilde cozinha ! :)
    Obrigada pela referência e devo dizer-te que a tua conserva está magnifica, linda... já lhe conheço os sabores que em pouco tempo poderão apreciar por aí ! :)

    Um grande beijinho para Ti ! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá............
    Excelente sugestão :)..............
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ficou fantástica esta sugestão, e é sempre bem prática.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Olá Isabel.

    Adorei a sugestão, adorei a cor... agora resta-me esperar que as minhas malaguetas nasçam... até agora... só folhas!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Que excelente sugestão, Paula!
    Também tenho uma pequena horta de varanda, na qual tenho uma planta carregadinha de malaguetas. Agora já sei o que lhes posso fazer. A minha ideia inicial era secá-las e usá-las secas na culinária, mas esta sugestão é mesmo muito boa, pois conserva a malagueta e ainda podemos utilizar o azeite aromatizado. ;) Muito bom.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto muito de usar malaguetas! Esta conserva deve ficar óptima :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Uma conserva muito picante mas que deve ser muito boa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha a conserva ficou linda :)
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  15. Como gostava de ter ter uma horta na varanda!! E agora fiquei aqui a olhar e dei-me conta que na minha cabecinha tenho uma grande confusao!
    Entao eu pensava que malaguetas e gindungo ou piri piri, era tudo a mesma coisa! Aquilo que eu ainda tenho que aprender!!
    Fizeste-me lembrar uma tia que fazia esse gindungo como esta conserva!!! :)
    E alem de poderes ter conserva todo o ano, guardas as cores das malaguetas!! :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Tenho um pé de pimentas em casa, e por essa razão estou levando a sua receita :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Ai essas fotos! Ficaram tão bonitas! Esse frasquinho deve ter cá um aroma!
    Tenho que comprar um vasinho...
    Beijinho

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Este post ficou lindo!
    Que cores maravilhosas minha querida!

    Beijinho!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  19. Olá,
    Adorei o teu blog, tens receitas fantásticas, muito práticas mas todas com um aspecto delicioso. Parabéns
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  20. Uau!! Quero experimentar.mas não entendi sobre o whisky, QUAL QTDE?? QUE TIPO??

    ResponderEliminar
  21. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)