Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Sweet Cream Biscuits





Nas minhas viagens pelas cozinhas virtuais, descobri uma coisa que me intrigou - Dorie às Sextas. Movida pela curiosidade, pesquisei na net e em alguns blogues, como As Aventuras de uma Mamã, para conseguir compreender o que era. De pesquisa em pesquisa, fui ter a um grupo que existe no facebook - Dorie às Sextas.

Pedi para me adicionarem ao grupo e fiquei a saber que:

A Mariana (autora blogue Caos na Cozinha) e a Patrícia (autora do Miosotiis - Peças Únicas) entusiasmaram-se com o "Tuesdays with Dorie". Palavra puxa palavra, palavra passa palavra e nisto passaram à ação e a Mariana criou o projeto "Dorie às Sextas". E o que é o "Dorie às Sextas"? Nas palavras das suas criadoras:

Inspirado no projeto Tuesdays with Dorie, o Dorie às Sextas propõe, duas vezes por mês, receitas do livro Baking, de Dorie Greenspan.

Junte-se quem vier por bem e por paixão partilhada pela cozinha e pela Dorie.

Não gostamos de grupos com muitas regras nem muitas obrigações. Aqui junta-se quem quiser, cozinha quem quiser e publica quem quiser. Tem mais piada se formos muitos e falarmos sobre o assunto, mas cada um é livre de decidir se o quer ou não fazer.


Regras:
1. Idealmente, os membros terão o livro. Mas como não somos fãs de regras e proibições, poderão não ter.
2. Não há obrigação de fazer e publicar (em facebook ou blog) todas as receitas. Mas quantos mais melhor e quanto mais aberta a discussão melhor.
3. As receitas podem sofrer todas as alterações que o cozinheiro quiser. E encoraja-se a partilha dos casos de sucesso e de fracasso.



O desafio de 18 a 20 de janeiro era fazer a receita dos Sweet Cream Biscuits, p.23 do livro Baking, da Dorie Greenspan. Fiz a receita e correu tudo bem... gostei dos biscoitos e recheei-os com doce de abóbora e de laranja.

INGREDIENTES:
2 chávenas de farinha de trigo (ou 1 3/4 chávenas de farinha de trigo e 1/3 de farinha para bolos)
1 colher de sopa fermento em pó
2 colheres de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 a 1 e 1/4 chávenas de natas


PREPARAÇÃO:
Pré-aqueça o forno a 200º e prepare um tabuleiro com tapete de silicone.
Misture a(s) farinha (s), o fermento, o açúcar e o sal numa tigela. Acrescente uma chávena de natas sobre os ingredientes secos e misture com um garfo. Se necessário, adicione mais natas, uma colher de cada vez, até ter uma massa macia. Amasse, gentilmente, dando 3 ou 4 voltas, apenas para se formar a massa.
Polvilhe a superfície de trabalho com farinha e despeje a massa. Polvilhe a parte superior da massa levemente com farinha e bata a massa com as mãos ou abra com um rolo.
Use um cortador de bolachas e transfira para o tabuleiro. Reúna as sobras e trabalhe apenas o necessário para poder voltar a cortar.

(Os biscoitos podem ser feitos até este ponto e congelados na assadeira, em seguida, embrulhados hermeticamente e mantidos até 2 meses. Asse sem descongelar. Apenas adicione mais alguns minutos para o tempo de forno.)
Leve os biscoitos ao forno durante 15 minutos, ou até que eles fiquem altos, inchados e dourados.

Sirva os biscoitos recheados com doce a gosto.

BOM APETITE!

4 comentários:

  1. Olá Paula,

    Gostei do desafio. Parece bem divertido participar num grupo como esse.
    Adorei os biscuits e com esse lindo e colorido docinho devem ser uma maravilha.

    Bjnhos e um doce domingo.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficaram mesmo bonitos!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula,
    também adoro o Dorie às sextas mas ando sem tempo, e sem luz...
    Ficaram lindos os teus biscuits :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Devem de estar mesmo bons... :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)