Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Gelado de Iogurte, Coco e Alfazema




Continuamos em pleno verão, ainda que tenhamos tido alguns dias mais amenos com noites um pouco mais frias. Mas, Verão é sinónimo de gelados! Eu adoro gelados... 
Sempre gostei de todo o tipo de gelados, desde os mais gulosos e pecaminosos aos mais simples sorbets feitos com água e fruta! 

Quando vi o livro Frozen Yogurt descobri que podia a continuar a comer gelados, sendo feitos em casa e com iogurte são mais saudáveis. Para além disso são uma ótima forma de nos refrescar e nos deliciarmos mesmo quando estamos de dieta. Este livro é escrito por duas irmãs, Mathilde Lorenzi e Constance Lorenzi, e estão por trás de uma das marcas favoritas de frozen yogurt em Paris, a It Milk.. Neste livro partilham receitas deliciosas  e explicam-nos com fazer gelados de iogurte. Sendo quase indispensável ter uma sorveteira (mas também o podem fazer sem este aparelho)! Nele podem encontrar apetitosas coberturas, sanduíches geladas, cheesecakes com baxo teor de gorduras, saudáveis milk shakes, bolos e cupcakes.





Como ainda tinha alfazema no meu quintal, aproveitei alguma para guardar e para perfumar os meus guarda-fatos. Esta erva aromática dá também para aromatizar doces, compotas, bolos, gelados, chás e açúcar.
Já algum tempo de queria experimentar a alfazema para utilizar na culinária, logo lembrei-me de fazer um gelado de iogurte com leite de coco aromatizado por esta erva aromática. Adoro esta fragência e o gelado esse ficou delicioso! Se quiserem podem trocar o leite de coco por natas, o que vai tornar o gelado mais cremoso e um pouco mais guloso!
Para mim ficou perfeito assim e decorado com grué de cacau e flores de alfazema fresca fica lindo!



**********


GELADO DE IOGURTE, COCO E ALFAZEMA
(Inspirado no livro Frozen Yogurt)

Ingredientes:
  • 1 colher de chá de flores de alfazema
  • 300 ml de leite magro (usei sem lactose)
  • 3 iogurtes gregos açucarados
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 200 ml de leite de coco (usei natas alternativas à base de coco, Alpro)
  • flores de alfazema e grué de cacau para decorar

Preparação:

Numa panelinha aqueça o leite com o açúcar em lume moderado. Mexa sempre, sem deixar levantar fervura. Quando estiver quente retire do lume e misture o leite de coco e as flores de alfazema. Leve de novo ao lume, mexendo sempre, com o cuidado de não deixar ferver

Retire do lume e deixe arrefecer. Depois de frio, leve à sorveteira, seguindo as instruções da sua máquina.

Sirva enfeitado com alfazema fresca e grué de cacau.






Visitem o Partilhando Sabores e Receitas no Facebook e façam like se gostarem das nossas receitas!

3 comentários:

  1. Fique curiosa acerca do sabor deste gelado! As fotos estao lindissimas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu acho mais simples fazer um gelado saudável com fruta congelada, nem é preciso tanto equipamento... Mas claro que são coisas diferentes e eu adoro iogurte gelado! Esse teu parece delicioso :)

    ResponderEliminar
  3. Deve ser tão bom.... ficou lindo!

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)