Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Hambúrguer de Aves e Tomilho com Queijo e Molho de Iogurte



Foram tempos difíceis a nível pessoal os que me levaram a afastar deste espaço. Mas, finalmente posso dizer que estou de regresso após nove meses desde o último post publicado aqui no blog.

Regresso com hábitos alimentares mais saudáveis, mais magra 10 quilos e com uma perspectiva mais positiva da vida, a qual me leva encarar os desafios com um sorriso na cara. 
Para além disso, sinto-me mais segura e feliz porque finalmente aceitei este corpo que tenho com os seus defeitos e qualidades. Digo-vos que aprendi neste curto espaço de tempo a aproveitar tudo aquilo que tenho de bom na vida, principalmente a família e os amigos que me têm acompanhado ao longa da minha caminhada. E dou graças a Deus por ter conhecido novas pessoas, que se tornaram amigos de verdade, daqueles que levamos para o resto da vida, mesmo estando ausentes fisicamente eles estão sempre lá prontos para nos apoiar: ouvindo os nossos desabafos, criticando mesmo quando não queremos ouvir, dando o seu ombro para chorarmos, partilhando momentos de pura alegria com umas risadas bem sonoras que nos deixam felizes... Àqueles que me fazem feliz o meu obrigada! Sou uma mulher feliz porque vos conheci e por terem enriquecido a minha vida com a vossa sincera e profunda amizade! Obrigada :)



Apesar de hábitos alimentares mais saudáveis não dispenso um bom "fast food" caseiro.
Estes, os primeiros por aqui, são de aves (uma mistura de peru e frango), temperados com alho, sal, pimenta, cebola bem picada e tomilho fresco. Contudo depois vem tudo o resto. O leve sabor da fatia espessa, proveniente de uma cura mais longa, do queijo gourmet da Terra Nostra, a frescura doce do tomate bem com da viçosa alface, o vigor da cebola e a saborosa combinação com o molho de iogurte levemente temperado com pimenta preta e alho. Por fim, a escolha do pão, fofo, fresco, mas um pouco mais robusto do que outros, bolinhas de centeio que são as preferidas cá de casa.
Um hambúrguer delicioso e simples dos melhores que esta casa já fez! :)



*******************


Hambúrguer de Aves e Tomilho com Queijo e Molho de Iogurte



Ingredientes (p/ 4 hambúrgueres):

400 g de carne picada de aves (frango e peru)
2 dentes de alho ralados
1 colher de chá de tomilho fresco
1 cebola pequena picada finamente
 Sal a gosto
Pimenta preta a gosto
Azeite para untar os hambúrgueres

Molho de iogurte
1 iogurte natural
1 dente de alho ralado
Pitada de sal
Pimenta preta a gosto

Rodelas de tomate
Folhas de alface
Rodelas de cebola roxa
4 fatias que queijo gourmet Terra Nostra


Preparação:
  • Para fazer os hambúrgueres misture todos os ingredientes menos o azeite e amasse bem.
  • Faça 4 bolas com a mistura de carne e depois espalme cada uma para lhes dar a forma de hambúrgueres. Pincele com azeite de ambos os lados.
  • Aqueça bem uma grelha de fogão e em lume forte grelhe-os durante 3 minutos de cada lado.
  • Faça o molho de iogurte com o dente de alho ralado, uma pitada de sal e de pimenta preta moída no momento.
  • Para montar os hambúrgueres, coloque na base do pão uma camada de alface, depois o tomate, o hambúrguer, uma fatia de queijo, rodelas de cebola roxa (usei a mandolina) e por cima um pouco de molho de iogurte.
  • Devore até ao último pedacinho. Pode acompanhar com chips de batata doce feitas no forno!

BOM APETITE!




5 comentários:

  1. Que saudades que eu tinha das tuas receitas! E regressas brindando-nos com um fast-food do melhor que há! Eu também acho que não há como o fast-food caseiro, feito ao nosso gosto, com produtos que sabemos de que são feitos, muito mais saudável e sem dúvida menos calórico. Sabes, passei e estou a passar pelo mesmo processo que tu, até acabei por criar um blog à conta disso! Pesava 80kg, não me sentia mal com o meu peso mas também não me sentia bem. O momento em que me aborrecia mais era quando queria vestir uma roupa mais jeitosa, e tendo um roupeiro cheio, nada me assentava bem! Tinha noção que tinha peso a mais (que ganhei devido às minhas 3 gravidezes muito próximas) mas achava que não conseguiria perdê-lo. E recusava-me a fazer dieta pois as dietas são sempre restritivas e castradoras em algumas coisas. Decidi então fazer uma reeducação alimentar. Não me alimentava mal mas achei que podia melhorar! E assim foi, reduzir o consumo de algumas coisas e substituir outras e fazer algum desporto (caminhada essencialmente) foi o suficiente! Já perdi 17kg (desde Setembro até então). Para chegar onde quero ainda me faltam 5kg. Perder estes últimos tem-se revelado mais difícil do que perder os primeiros 10 mas hei-de lá chegar! E tal como tu sinto-me muito mais leve, mais segura e mais feliz! Voltar a vestir as roupas que vestia há dez anos é uma sensação maravilhosa que nem tem descrição possível! Perder peso foi a melhor opção que algum dia podíamos ter tomado, para além do que referi ainda temos mais saúde, que é o principal! Muitos parabéns pela tia conquista! E que bom que estás de volta! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Paula bem vinda de volta.
    Gostei da tua sugestão , uns hamburgueres saudáveis e cheios de sabor.

    ResponderEliminar
  3. De volta;) e que bela companhia está a chegar...

    ResponderEliminar
  4. Fiquei feliz por ver o texto com um tom tão positivo, caraterístico de quem está 'de bem com a vida'! :)
    Esta sugestão está fantástica. Um pratinho saboroso, simples e saudável!

    ResponderEliminar
  5. Que bem que voltaste com estes hambúrgueres tão tentadores. beijinhos

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)