Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Bolo de Coco e Laranja



Adoro sabores cítricos. Fazem-me recordar a minha infância. Durante o inverno lembro-me de ter a casa sempre cheia de laranjas, clementinas, tangerinas e limões e quando ia à horta adorava ver as laranjeiras e os limoeiros pintalgados com as suas cores alaranjadas e amareladas. Chegar ao pé das árvores, colher os seus frutos e comer uma laranja acabada de apanhar são pequenos gestos que nos fazem felizes! Fazer um sumo de laranja natural cheio de vitamina C ou juntá-lo a outras frutas, fazendo deliciosas combinações, para saborear pela manhã é maravilhoso...

Ainda hoje a minha casa continua cheia destes frutos... pela janela da cozinha vislumbro o meu limoeiro carregadinho e a laranjeira ainda com laranjas cheias de sabor, enquanto na outra ponta a cerejeira ainda sem folhas já vai tendo pequenos rebentos e o pessegueiro ainda pequeno também dá o ar da sua graça. Pequenos miminhos para quem gosta de meter as mãos na terra e cuidar das plantas!

É óbvio que nesta época há fartura, por isso gostamos de partilhar com os amigos e familiares. Foi sempre assim na casa dos meus avôs e dos meus pais... O que há a mais, partilha-se! 
Nesta altura do ano, os bolos, as bolachas e os cozinhados são aromatizados pelos citrinos. Há um bolo de laranja que a minha mãe faz que eu adoro e animo-me sempre a comer uma fatia acompanhada de uma chávena de chá ou cevada.
Por isso, a laranja é a rainha do sabor deste bolo que partilho convosco, que foi feito numa destas tardes abençoadas de chuva! É um bolo sem açúcar refinado, sem glúten e sem lactose, para um final de fevereiro cheio de sabor!





Bolo de Coco e Laranja

Ingredientes:
(receita adaptada do blog Basta Cheio)
  • 1 laranja
  • 4 ovos
  • 6 colheres de sopa de maple syrup
  • 75 ml de azeite (ligeiro)
  • 50 gr de farinha de amêndoa
  • 50 gr de farinha de coco
  • 50 gr de coco ralado
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de café de canela
  • 1 colher de café de gengibre em pó

      Calda:
  • 2 laranjas
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho

  • Coco ralado e chips de coco para decorar


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga (uso spray de untar) e forre o fundo com papel de vegetal.
Numa tigela junte os ovos, o maple syrup, o azeite, as farinhas, o coco, as especiarias e o sumo de uma laranja (pode também juntar a raspa). Envolva tudo até o preparado estar bem uniforme.
Coloque a massa na forma, alisando a superfície. Leve ao forno durante 30 minutos, até a massa estar firme e douradinha. Faça o teste do palito, retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos antes de desenformar.

Entretanto esprema o sumo de duas laranjas (aproximadamente 120 ml) e leve ao lume juntamente com um pau de canela e o mel. Adicione o amido de milho e mexa bem com vara de arames para que fique bem diluído. Vá mexendo sempre até que engrosse ligeiramente. Rejeite o pau de canela, retire do lume e verta por cima do bolo já morno. Decore com coco ralado e chips de coco torrado, a gosto!



BOM APETITE!







4 comentários:

  1. Adoro o aspeto desse bolo, e os ingredientes combinam tão bem, deve estar muito saboroso.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou fanática por cítricos. Ficam bem em tudo! :D
    Este bolinho parece-me tão bem...pois tem uma outra paixão minha. O coco!
    Comia já uma fatia bem generosa!

    ResponderEliminar
  3. adoro tudo que leva coco para mim esta perfeito,ja comia essa fatia hummm bjs

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)