O mês de setembro já vai a meio e sente-se que o verão está a despedir-se para dar lugar a um tempo mais ameno e fresco. Depois aos poucos a Natureza vai-se vestindo de outras cores, tão típicas do outono que se aproxima a passos largos.
Os dias têm passado a correr, cheios de trabalho e rotinas que me têm afastado do blogue. No passado dia 14 de setembro fez dois anos que publiquei a primeira receita neste espaço. Tinha planeado um bolo delicioso para publicar nesse dia, mas a mudança de horário no meu trabalho trocou-me as voltas. Prometo em breve publicá-lo e com ele trazer-vos um presente!
Como os dias têm estado cinzentos e chuvosos, começa a apetecer pratos reconfortantes, saborosos e quentinhos. Contudo, ainda podemos aproveitar o melhor do verão, como os tomates da horta, vermelhos e bem maduros, mesmo a pedirem para serem utilizados num creme delicioso com uma pitada de tabasco, que o tornou ligeiramente picante, bem ao gosto do meu marido. Foi assim o jantar num destes dias chuva, um creme de tomate picante acompanhado por umas deliciosas tostas de queijo mozzarella!
CREME DE TOMATE PICANTE
Ingredientes (4 pessoas):
- 1 kg de tomate bem maduro
- 1 colher de sopa de Vaqueiro líquida
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola roxa média cortada em rodelas finas
- 3 dentes de alho picados
- 1 caldo de galinha
- 100 ml de natas frescas (ou iogurte natural)
- Sal e pimenta branca q.b.
- 1 colher de chá de molho Tabasco
- 1 colher de chá de orégãos
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 chávenas de água quente
Tosta de Mozzarella
- 4-6 fatias de pão alentejano
- 1 colher de chá de azeite
- 2 bolas de queijo mozzarella
- Orégãos q.b.
- Sal e pimenta branca moída na hora q.b.
Preparação:
*Numa panela grande coloque a manteiga e o azeite, juntamente com a cebola e o alho. Cozinhe até a cebola ficar translúcida. Adicione o tomate, a água, as natas, o açúcar, os orégãos e o caldo de galinha. Tempere com sal, pimenta branca moída na hora e o molho tabasco. Deixe ferver e cozinhe durante 15 a 20 minutos.
*Retire do lume e reduza tudo a puré com a ajuda da varinha mágica ou no liquificador. Rectifique os temperos.
*Prepare então as tostas de mozzarella. Pincele as fatias de pão com azeite. Coloque a mozzarella cortada em rodelas por cima. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Polvilhe com orégãos.
*Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até o queijo derreter.
* Sirva a sopa com as tostas de mozzarella e delicie-se com o sabor picante do molho tabasco neste creme de tomate maravilhoso!
Bom Apetite!
Ai Paula que delícia a sopinha e a tosta de mozzarella com orégãos...dava tudo para a saborear agora!!
ResponderEliminarAs fotos estão mesmo deliciosas.
Bjinho
Esse creme esta lindo e com tomate agrada-me.
ResponderEliminarA sopa e as tostas seriam um bom jantar
As fotos estão lindas
bjs
Bem ao gosto do teu marido e bem ao meu gosto também :)
ResponderEliminarMuito bom!
Bjs
Adorei o aspecto e os ingredientes, ia agradar-me imenso!
ResponderEliminarHmm, que aspecto delicioso. Uma refeição bastante simples mas muito reconfortante para estes dias mais cinzentos.
ResponderEliminarGostei imenso.
Beijinhos
Gosto imenso de sopa de tomate, apenas dispenso o picante!
ResponderEliminarPaula, não tenho tido tempo nenhum para comentar os blogs, mas assim que vi o post e que foi dia de comemoração para o Partilhando sabores e receitas, tinha de vir deixar um beijo enorme de parabéns! Ah, e adoro a sopa... e as fotos, maravilhosas!
ResponderEliminarBjos