Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Esparguete e Courgette à Carbonara com Anchovas e Limão




A primavera chegou, apesar de alguma chuva, vento e dias frios... Confesso que já tenho saudades do sol e dos dias quentes para fazer passeios, que nos dão vontade de fazer piqueniques e refeições leves...
Ao escrever este post dei-me conta que já passou um mês desde a minha última publicação, uma vez que não tem sido fácil organizar as minhas coisas e dedicar tempo a este espaço que eu adoro. As refeições cá em casa têm sido simples e práticas de forma a levar na marmita.

Durante este tempo de ausência fui pesquisando e aumentando a minha biblioteca no que diz respeito à gastronomia. Até sinto "borbeletinhas" na barriga, sinal da imensa ansiedade que tenho, de pôr em prática algumas receitas e combinações de ingredientes que terminarão em garfadas de prazer, partilhadas sempre com muito amor e carinho com aqueles que me rodeiam. 

Esta carbonara que partilho convosco é simples e deliciosa! Podem fazer com outros ingredientes, contudo aconselho-vos a experimentar esta versão que é divinal, em cada garfada descobre-se o suave perfume cítrico das raspas de limão, o picante ligeiro do molho tabasco, o salgado das anchovas da Ramirez (pode conhecer este e outros produtos no seu site) e do queijo parmesão, bem como a frescura das courgettes biológicas apanhadas na horta do pai! Digo-vos foi a combinação perfeita para um almoço leve e cheio de sabor! Podem também experimentar com espinafres, pois é igualmente deliciosa...




Mais uma vez contei com a preciosa ajuda do cortador de legumes da Borner para preparar esta refeição. A courgette foi cortada em tiras da mesma espessura graças à qualidade da lâmina deste cortador que garante o corte perfeito dos legumes. Este é um dos utensílios indispensáveis na minha cozinha!




Esparguete e Courgette à Carbonara com Anchovas e Limão


Ingredientes:
(Inspirada no blog Drizzle & Dip)

  • 250 g de esparguete
  • 2 courgettes pequenas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de café de molho tabasco
  • 5 filetes de anchova (usei Ramirez)
  • 2 gemas de ovo levemente batidas
  • 100 ml de creme fraiche
  • Queijo parmesão a gosto
  • Sal e pimenta preta q.b. (usei moinho da Margão
  • Raspas de um limão 

Preparação:
Cozinhe o esparguete numa panela com água temperada de sal e um fio de azeite de acordo com as instruções do fabricante.
Corte as courgettes em tiras no sentido longitudinal com ajuda de uma mandolina.
Enquanto a massa cozinha, coloque azeite num grelhador que possa ir ao fogão e vá grelhando as tiras da courgette durante 30 segundos. Reserve.
Bata as gemas dos ovos ligeiramente com o creme fraiche o o molho tabasco.
Quando a massa estiver al dente, escorra-a e reserve 100 ml da água da cozedura. Coloque a massa de volta na panela com o líquido. Adicione a mistura dos ovos e misture tudo muito bem.
Adicione as tiras de courgette reservadas e os filetes de anchova picados. Tempere com uma boa pitada de pimenta preta e raspas de um limão, envolvendo tudo cuidadosamente.
Sirva imediatamente com queijo parmesão ralado.




BOM APETITE!


14 comentários:

  1. Delícia Paula. Essa massa tem um aspeto divinal.....cá para casa só retirava as anchovas.
    Resto de boa semana
    Beijinhos
    Nel

    ResponderEliminar
  2. Uma sugestão bem diferente e com tão bom aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Paula adorei esse teu prato de massa, tem tudo para me agradar
    O aspecto esta uma delicia.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Já tinha saudades das tuas receitas! Essa sugestão parece-me muito bem! Beijinho

    ResponderEliminar
  5. que aspeto magnifico, só de olhar apetece logo comer, e de sabor deve estar delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Adorei o aspecto, muito tentador

    ResponderEliminar
  7. O prato está lindo! Tenho um aparelho desses, há que usá-lo mais :)

    ResponderEliminar
  8. Muito bom, adoro esses sabores, limão, parmesão, anchovas e as curgetes!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Paula querida,

    Felizmente temos tido uns dias quentes de há 1 semana a esta parte, mas o tempo anda mesmo muito instável !
    Adorei esta tua versão de carbonara, até porque adoro os elementos que usaste e acho que devem fazer uma excelente combinação. Há mesmo que experimentar, sei que vou adorar ! :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. Olá Paula,

    como eu te entendo querida em relação ao tempo, à falta dele, é quase uma maratona conseguir fazer tudo.
    Que bom que andas aumentar a biblioteca gastronómica, fico sempre como tu quando tenho um livro novo, não descanso enquanto não meter a mão em alguma receita.
    Massa, gosto tanto, aqui em casa todos adoram, e curgetes gostamos tanto em forma de esparguete, uma sugestão das boas,, e com anchovas está mesmo a pedir que eu meta o garfo, que bom.

    beijinho

    ResponderEliminar
  11. É mesmo uma receita para chamar o verão e trazer o calor :D

    ResponderEliminar
  12. Paula,
    adorei a tua sugestão, estes dias pedem mesmo saladinhas leves e saborosas como esta.
    Uma receita original que me agrada muito
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  13. O tempo finalmente ficou bom! :)
    Quanto à receita está perfeita :) Adoro a combinação de sabores!
    As fotografias estão giras, apetece mesmo provar!
    Um beijinho

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)