A primavera chegou, apesar de alguma chuva, vento e dias frios... Confesso que já tenho saudades do sol e dos dias quentes para fazer passeios, que nos dão vontade de fazer piqueniques e refeições leves...
Ao escrever este post dei-me conta que já passou um mês desde a minha última publicação, uma vez que não tem sido fácil organizar as minhas coisas e dedicar tempo a este espaço que eu adoro. As refeições cá em casa têm sido simples e práticas de forma a levar na marmita.
Durante este tempo de ausência fui pesquisando e aumentando a minha biblioteca no que diz respeito à gastronomia. Até sinto "borbeletinhas" na barriga, sinal da imensa ansiedade que tenho, de pôr em prática algumas receitas e combinações de ingredientes que terminarão em garfadas de prazer, partilhadas sempre com muito amor e carinho com aqueles que me rodeiam.
Esta carbonara que partilho convosco é simples e deliciosa! Podem fazer com outros ingredientes, contudo aconselho-vos a experimentar esta versão que é divinal, em cada garfada descobre-se o suave perfume cítrico das raspas de limão, o picante ligeiro do molho tabasco, o salgado das anchovas da Ramirez (pode conhecer este e outros produtos no seu site) e do queijo parmesão, bem como a frescura das courgettes biológicas apanhadas na horta do pai! Digo-vos foi a combinação perfeita para um almoço leve e cheio de sabor! Podem também experimentar com espinafres, pois é igualmente deliciosa...
Mais uma vez contei com a preciosa ajuda do cortador de legumes da Borner para preparar esta refeição. A courgette foi cortada em tiras da mesma espessura graças à qualidade da lâmina deste cortador que garante o corte perfeito dos legumes. Este é um dos utensílios indispensáveis na minha cozinha!
Esparguete e Courgette à Carbonara com Anchovas e Limão
Ingredientes:
(Inspirada no blog Drizzle & Dip)
- 250 g de esparguete
- 2 courgettes pequenas
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de café de molho tabasco
- 5 filetes de anchova (usei Ramirez)
- 2 gemas de ovo levemente batidas
- 100 ml de creme fraiche
- Queijo parmesão a gosto
- Sal e pimenta preta q.b. (usei moinho da Margão)
- Raspas de um limão
Preparação:
Cozinhe o esparguete numa panela com água temperada de sal e um fio de azeite de acordo com as instruções do fabricante.
Corte as courgettes em tiras no sentido longitudinal com ajuda de uma mandolina.
Enquanto a massa cozinha, coloque azeite num grelhador que possa ir ao fogão e vá grelhando as tiras da courgette durante 30 segundos. Reserve.
Bata as gemas dos ovos ligeiramente com o creme fraiche o o molho tabasco.
Quando a massa estiver al dente, escorra-a e reserve 100 ml da água da cozedura. Coloque a massa de volta na panela com o líquido. Adicione a mistura dos ovos e misture tudo muito bem.
Adicione as tiras de courgette reservadas e os filetes de anchova picados. Tempere com uma boa pitada de pimenta preta e raspas de um limão, envolvendo tudo cuidadosamente.
Sirva imediatamente com queijo parmesão ralado.
BOM APETITE!
Delícia Paula. Essa massa tem um aspeto divinal.....cá para casa só retirava as anchovas.
ResponderEliminarResto de boa semana
Beijinhos
Nel
Uma sugestão bem diferente e com tão bom aspecto!
ResponderEliminarGostei da ideia :)
ResponderEliminarPaula adorei esse teu prato de massa, tem tudo para me agradar
ResponderEliminarO aspecto esta uma delicia.
bj
Já tinha saudades das tuas receitas! Essa sugestão parece-me muito bem! Beijinho
ResponderEliminarque aspeto magnifico, só de olhar apetece logo comer, e de sabor deve estar delicioso.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Adorei o aspecto, muito tentador
ResponderEliminarO prato está lindo! Tenho um aparelho desses, há que usá-lo mais :)
ResponderEliminarMuito bom, adoro esses sabores, limão, parmesão, anchovas e as curgetes!
ResponderEliminarUm beijinho.
Paula querida,
ResponderEliminarFelizmente temos tido uns dias quentes de há 1 semana a esta parte, mas o tempo anda mesmo muito instável !
Adorei esta tua versão de carbonara, até porque adoro os elementos que usaste e acho que devem fazer uma excelente combinação. Há mesmo que experimentar, sei que vou adorar ! :)
Beijinhos grandes
Olá Paula,
ResponderEliminarcomo eu te entendo querida em relação ao tempo, à falta dele, é quase uma maratona conseguir fazer tudo.
Que bom que andas aumentar a biblioteca gastronómica, fico sempre como tu quando tenho um livro novo, não descanso enquanto não meter a mão em alguma receita.
Massa, gosto tanto, aqui em casa todos adoram, e curgetes gostamos tanto em forma de esparguete, uma sugestão das boas,, e com anchovas está mesmo a pedir que eu meta o garfo, que bom.
beijinho
É mesmo uma receita para chamar o verão e trazer o calor :D
ResponderEliminarPaula,
ResponderEliminaradorei a tua sugestão, estes dias pedem mesmo saladinhas leves e saborosas como esta.
Uma receita original que me agrada muito
Bjns
Isabel
O tempo finalmente ficou bom! :)
ResponderEliminarQuanto à receita está perfeita :) Adoro a combinação de sabores!
As fotografias estão giras, apetece mesmo provar!
Um beijinho