Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Focaccia de Queijo de Cabra e Tomate Cereja



Muitos têm sido os acontecimentos e as mudanças nas nossas vidas ultimamente. Nunca me imaginei em teletrabalho! Preparar aulas e atividades para crianças no 1ºciclo é sem dúvida um desafio que se coloca todos os dias. Tento fazer o meu melhor com as condições que tenho, mas sinto falta do contacto com os alunos, os colegas e os outros profissionais de educação. Falta-me o barulho de crianças juntas a brincar, as suas gargalhadas, as suas observações ingénuas e/ou perspicazes,... Por vezes, dava comigo a queixar-me dos meus 150 kms diários, contudo agora sinto falta dessa rotina! Somos seres estranhos, não somos!? Ora nos queixamos, ora sentimos falta de alguma coisa...


Enquanto o "normal" não volta, vou cozinhando e experimentando novas receitas com novos ingredientes e combinações. Ao fim de semana tenho feito pão com fermento seco ou de padeiro, no entanto estou a tentar fazer com massa mãe (espero em breve poder compartilhar o resultado convosco). Adoro amassar, sentir a textura da massa nas mãos e cheirar o aroma tão característico de uma massa a levedar lentamente na cozinha! 
A receita que vos trago hoje é um tipo de pão rústico de origem italiana, achatado e macio. A versão mais clássica é feita com azeite, alho, alecrim e sal e costuma ser servido com "antipasti" (entrada). Já tinha experimentado uma receita do Rui do blog Faz e Come, mas desta vez resolvi experimentar novos sabores. A minha focaccia foi feita com farinha de espelta branca, queijo de cabra e tomate cherry, mais alguns ingredientes como poderão ver. Espero que experimentem aí em casa porque vão adorar!






Focaccia de Queijo de Cabra e Tomate Cherry

Ingredientes:

  • 300 gr de farinha de espelta branca
  • 200 ml de água morna
  • 5 gr de fermento seco de padeiro
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar (usei amarelo)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 200 gr de queijo de cabra curado com azeitonas e azeite (Palhais)
  • 1/2 cebola roxa
  • 100 gr de tomate cereja
  • alecrim q.b.


Preparação:
- Comece por colocar a farinha num recipiente ou em cima da bancada da cozinha.

- Abra uma cavidade no centro e junte o azeite, o fermento e o açúcar. Adicione uma parte da água e comece a envolver, com os dedos. Misture bem, adicione a restante água até conseguir moldar uma bola de massa. Deixe levedar durante pelo menos 1 hora dentro do forno desligado.

- Uma vez levedada, transfira-a com cuidado (não espalme a massa para que mantenha as bolhas de ar) para um tabuleiro (redondo ou retangular) que deve ser previamente untado com azeite. Deixe levedar durante mais 30 minutos.

- Por fim, coloque na massa o queijo com as azeitonas, uns raminhos de alecrim, os tomates cereja e a cebola roxa laminada. Regue a massa com mais um pouco de azeite.

- Leve  a assar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos ou até ficar levemente dourada.


BOM APETITE!




1 comentário:

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)