Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Javali Assado no Forno




Um amigo, que é caçador, ofereceu-nos carne de javali!
É uma carne apreciada aqui em casa e gostamos de a fazer no forno!


INGREDIENTES:
  • 1 kg de javali
  • 1 dl de aguardente
  • 1 dl de vinho branco
  • 1 ramo de alecrim
  • 5 dentes de alhos esmagados
  • 1 colher (de sopa) de massa de pimentão
  • Sal e pimenta q.b.
  • 1,5 dl de azeite
  • 1 cebola
  • 1 alho francês
  • 1 cenoura
  • 5 batatas médias
  • 300 g de brócolos

PREPARAÇÃO:
Na véspera tempere o javali com os alhos esmagados, a massa de pimentão, o alecrim, o sal, a pimenta e regue com a aguardente e o vinho branco.

Corte o alho francês em rodelas e coloque num tabuleiro. Por cima disponha a cenoura e a cebola cortadas em rodelas.

Escorra a carne e coloque-a no tabuleiro. Regue com a marinada e o azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC para assar lentamente.

Entretanto prepare as batatas. 
Lave-as e corte-as em quartos. Coloque-as num tabuleiro. Tempere-as com sal e pimenta. Regue-as com um fio de azeite e leve-as ao forno durante 60 minutos aproximadamente.

Coza os brócolos em água temperada de sal até ficarem tenros.

Sirva o javali com as batatas assadas no forno e os brócolos cozidos!



Bom Apetite!
Uma bom dia para todos!

25 comentários:

  1. Há muito que não como.
    Essa ficou com muito bom aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. O meu pai era caçador, esse prato trás-me muitas (boas) memórias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi javali, mas tenho muita curiosidade :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que excelente aspecto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi javali, mas depois de ver as fotos fiquei curiosa para experimentar

    ResponderEliminar
  6. Essa receita está bonita. Eu comi uma vez só carne de Javali e gostei demais. Dizem que essa carne é saudável...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi carne de javali mas provavelmente ade ser bom:) e o aspecto desse pratinho esta fantastico...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Paula,
    Meu marido adora carne de javali, todos gostamos, é mais magra e o sabor é delicioso, um prato de simples preparo e delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  9. Nunca comi javali, mas vou ter de experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. O prato tem mesmo o rótulo de saboroso :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Paula,
    Nunca comi javali assado, para a próxima vou jantar contigo ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Paula,

    vou chamar já o meu pai, ele adora javali:)
    eu também gosto e este está bem suculento como eu gosto.
    Aquele molho por cima é do melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Paulinha,
    Adoro javali e a apresentação deste prato encheu-me as medidas.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  14. Nunca comi nem vi à venda , mas pelo menos de aspecto está tentador.

    ResponderEliminar
  15. Ficou um prato muito apetitosos, e também muito saudável!
    Eu junto-me ao grupo que nunca comeu Javali...também gostava de comer um bocadinho desse teu!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de Javali, tinha a mania de ir à feira de gastronomia e ia comer o Javali com castanhas :D

    Esse teu também posso comer?? Onde está o meu pratinho :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Querida, eu tenho um paninho parecido com o teu !!!!
    Lá,lá,lá, lá... lololololo

    Carne de javali como raramente, confesso, mas gosto muito é extremamente saborosa !

    As tuas fotos estão lindas e deixam antever um prato delicioso para comer e repetir !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Que apresentação fantástica!

    ResponderEliminar
  19. Olá,

    Super receita!!! Gostei muito.

    Um abraço,
    Fábio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde , me deram um bom pedaço de carne de javali, como nunca comi ,nem tao pouco sabia como cozinhar , bem a minha salvaçao internet .... vou fazer esta receita que tem muito bom aspeto obrigada

      Eliminar
  20. Boa tarde hoje me deram um bom bocado de carne de javali como nunca comi ,nem sabia como se podia cozinhar , a minha salvaçao a internet .... vou fazer esta receita que tem optimo aspecto , obrigada

    ResponderEliminar
  21. Olá, confesso que nunca tinha cozinhado nem comido javali. Há dias ofereceram-me um javali pequeno e como não sabia como cozinha-lo pesquisei na internet e vi esta receita. Resolvi esperimentar e vou dizer-lhes que adorei. Gosto de javali e principalmente desta receita. Aconselho a que esperimentem. OBRIGADA, fica delicioso.

    ResponderEliminar
  22. Quanto tempo de forno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do tamanho, mas diria cerca de 90 minutos a 180ºC (se começar a ficar muito tostado por fora, às vezes coloco papel vegetal por cima). COnvém ir vigiando.

      Eliminar
  23. Quanto tempo de forno?

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)