Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Tortilha de Batata Doce com Pimentos e Requeijão



No nosso dia-a-dia procuramos muitas vezes receitas simples, fáceis e práticas.
E a pensar nisso trago-vos um prato delicioso cheio de legumes e torna-se muito fácil de preparar com a ajuda de uma mandolina, no meu caso tenho o Cortador de Legumes da Borner. É fantástico!

Quando publiquei uma fotografia deste meu novo ajudante na página de facebook tive algumas pessoas a dizerem que já tinham e que adoravam! Pois, eu não tinha nenhum e descobri que facilita imenso a preparação de algumas das minhas receitas. 



Como tenho sempre muitos ovos em casa resolvi fazer uma receita de inspiração espanhola para dar uso à minha mandolina: uma tortilha de batata doce com pimentos e requeijão. Os ovos caseirostêm outro sabor porque a gema é espessa e brilhante, de cor alaranjada, de um sabor inigualável e a clara firme sem ser aguada. Associados à batata doce, aos pimentos e ao requeijão criam uma explosão de sabores e texturas: doce, macio, salgado, fresco.... Até fiquei com água na boca só de me lembrar da sensação de saborear uma fatia tufada e levemente tostada por fora, acompanha com uma deliciosa salada de agrião.



Tortilha de Batata Doce com Pimentos e Requeijão

Ingredientes:
  • 2/3 colheres de sopa de azeite
  • 1 batata doce média
  • 1 courgette
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimento vermelho
  • 1/2 pimento amarelo
  • 1 colher de café de molho tabasco (opcional)
  • 8 ovos
  • 100 g de milho-doce em lata escorrido
  • Sal e pimenta branca recém-moída
  • 1 requeijão

Preparação:
*Aqueça o forno a 180ºC. Descasque a batata doce  e corte-a em rodelas com a ajuda da mandolina. Aqueça o azeite numa frigideira, que possa ir ao forno, em lume brando. Coloque as rodelas da batata doce e deixa-as cozinhar suavemente durante 5 minutos, mexendo.

*Descasque e corte a cebola em rodelas fininhas. Corte também a courgette e os pimentos em rodelas fininhas. Descasque e pique os alhos. 

*Verifique a batata doce e, quando estiver macia, adicione os legumes preparados, Salteie durante 3 a 4 minutos até começarem a ficar moles.

*Entretanto parta os ovos para uma taça, bata e tempere com uma boa pitada de sal, pimenta branca moída na hora e o molho tabasco (quem não gostar pode não colocar). Esfarele o requeijão para dentro dos ovos e volte a bater. Adicione esta mistura à frigideira, espalhando-a uniformemente. Espalhe o milho por cima. Baixe o lume para o mínimo, tape com uma tampa (ou papel de alumínio) e deixe cozinhar durante 8 minutos.

*Quando os ovos estiverem cozinhados à volta, mas ainda um pouco húmidos no meio, retire-os do lume e destape. Coloque a frigideira no forno pré-aquecido. Deixe gratinar até os ovos estarem totalmente cozinhados, cerca de 10 minutos.

*Quando as gemas do ovo estiverem a tremerem ligeiramente, retire a tortilha. Com uma espátula retire-a da frigideira para um prato de servir. Salpique com folhas de manjericão e sirva acompanhada de uma salada, por exemplo de agrião!







Bom Apetite!

Um bom fim de semana para todos!

9 comentários:

  1. Muito boa sugestão para facilitar o dia a dia e cheia dr cor !

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o blog e achei muito giro, gostei muito das fotos :)
    Eu tenho um cortador de legumes muito semelhante a esse, já o tenho há uns 5 anos (comprei numa feira)... Praticamente nunca uso! Parece-me que vou começar a dar-lhe mais atenção :) A tua descrição da tortilha convenceu-me (e o aspeto também, confesso :P ).
    Também tenho um blog, deixo o link: http://cremedeavelas.blogspot.pt/ :)

    ResponderEliminar
  3. Eu que não sou grande apreciadora de tortilha fiquei francamente desejosa de provar esta!
    Adorei a junção de ingredientes... e essa cor que só ovos caseiros dão, está fantástica :)

    ResponderEliminar
  4. A tortilha está linda, com uma cor bem vibrante!
    Adoro os ingredientes que usaste!
    Que giro o cortador! Ficou tudo bem cortadinho :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. O que eu gosto de tortilha Paula!
    E esta ficou linda, com uma cor bem amarelinha. Daquelas coisas que adoramos petiscar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Que boa!
    Adoro tortilhas! Tenho uma mandolina que adoro de paixão e realmente contribui imenso para o sucesso de alguns pratos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. deliciosa, muito bonita mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Paulinha,

    Combinação fantástica de ingredientes só poderia resultar de facto numa tortilha de aspecto irresistível e de sabores bem apaladados !
    Adorei o prato, as fotos estão muito lindas e já fiquei mesmo aqui de água na boca ! :)
    Espero que estejas bem, amiga ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)