Com as resoluções de ano novo veio a de tentar fazer uma alimentação mais saudável, principalmente porque descobri recentemente ser intolerante à lactose! Por isso, surgem novas formas para substituir o leite de vaca, como trocar o leite quentinho (que eu adorava) por bebidas quentinhas, como o chá e cacau feito com água... Mas, também ando a experimentar novos substitutos! Por isso, não se admirem se as minhas receitas mudarem um pouco... Uma das minhas metas também será reduzir o consumo de carnes vermelhas! Claro que irão surgir receitas com carne de porco até porque os meus pais criam porcos (que são alimentados com o que há na horta). Logo, eles oferecem-me carne e o A. adora. Por isso, ele terá direito às suas receitas deliciosas!
Contudo, vai ser difícil porque adoro a boa da comida alentejana! Acho que o segredo está numa alimentação equilibrada, tentando comer de tudo um pouco. Vamos com calma e acho que conseguirei!
Dentro das experiências com novos produtos, eis que surge a Alpro, marca que me ofereceu alguns produtos para experimentar! Até parece que adivinhou (risos)! Desta forma, uni os sabores alentejanos (lombo de porco) a um esparregado de nabiça feito com natas de soja e não é que o A. adorou, nem notou a diferença!
Lombo de Porco Assado com Ervas Aromáticas
e Esparregado de Nabiça
Ingredientes:
- 800 gr de lombo de porco
- 6 dentes de alho
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de tomilho-laranja
- Uma pitada de sal
- Pimenta branca moída no momento q.b.
- 1 limão
- 1 dl de vinho branco
- 2 colheres de sopa de azeite (ou a gosto)
- 1 folha de louro
- Batatinhas e cenouras cortadas em rodelas do mesmo tamanho
Esparregado de Nabiça
- 1 kg de nabiças
- 100 ml de natas de soja Alpro
- 3 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pimenta branca moída no momento
- Uma pitada de cominhos em pó q.b.
Preparação:
* Tempere o lombo de porco previamente (2 a 3 horas antes) com os alhos picados, as ervas aromáticas picadas, sal, pimenta e o sumo de um limão, esfregando bem a carne. Regue com o vinho branco e coloque a folha de louro.
*Aqueça uma frigideira anti-aderente, coloque o azeite e vá selando-o (fritando a primeira camada da carne) a toda a volta.
*Coloque o lombo com o resto da marinada e os sucos da frigideira. Em volta coloque as batatinhas e as cenouras cortadas em rodelas do mesmo tamanho. Salpique tudo com um fio de azeite.
*Leve ao forno durante 40 minutos, virando-o e regando-o de vez em quando.
*Prepare o esparregado:
coloque as nabiças numa panela com água e deixe ferver durante 3 a 5 minutos. Escorra e reduza a puré.
Leve ao lume um tacho com o azeite e os alhos picados. Deixe aquecer e junte o puré, mexa e adicione as natas de soja, uma pitada de pimenta, cominhos e sal. Mexa bem, retire do lume e reserve.
*Retire o lombo do forno, coloque-o numa tábua de corte e deixe-o repousar durante 5 minutos antes de cortar. Depois corte-o em fatias
Sirva imediatamente com o esparregado de nabiça e os legumes assados!
Bom Apetite!
Um abraço para todos!
Un plato de lujo, me encanta¡¡ besos
ResponderEliminarPaula esse lombo esta divino e muito bem acompanhado
ResponderEliminarUma excelente refeição
bjs
Olá Paula,
ResponderEliminarEsse lombo ficou bastante apetitoso, verdadeira comida de conforto que nos aquece a alma e sacia o corpo.
Só dispenso o esparregado, acho que é daquelas coisas com a qual nunca irei simpatizar. De resto está perfeito.
Cá em casa também estamos, aos poucos, a mudar a nossa alimentação. Recorrer mais aos super alimentos, trocar as massas normais por integrais, comer muitas saladas e vegetais. Isto tudo porque eu adoro doces e tenho de compensar de alguma forma.
Beijinho.
Está com óptimo aspecto :)
ResponderEliminarGosto imenso de lombo de porco!
E esse esparregado parece delicioso! Tem uma cor linda!
Um beijinho
Uma refeição reconfortante e deliciosa, que bom aspecto!
ResponderEliminarPaula,descobro cada vez mais pessoas com intolerância à lactose e isto asusta-me :(
ResponderEliminarHá mais de meio ano ando a comer carne de porco uma vez a 2 semanas ou mais mas como os seus pais criam porcos é pena não preparar pratos deliciosos.O lombinho até que é saudável,não tem gordura :) e em companha das batatas e do esparregado ficou uma delícia.
bjns
Esse esparregado está com uma cor espectacular!! Pois, eu também gostava de ir equilibrando as refeições cá em casa. Um dos motivos, se não o maior por não comprar as natas de soja é o preço! :/
ResponderEliminarOlá Paula,
ResponderEliminarPerfeito este teu lombo de porco e super aromático sem dúvida.
Olha, quanto à tua questão dos meus esmaltes, mandei vir pela amazon. se fizeres uma pesquisa por enamel aprecem-te montes de peças lindas de esmalte.
Um beijinho,
Lia.
Olá Paula,
ResponderEliminargosto tanto de lombo de porco assado no forninho, sabe tão bem e nestes dias frios que maravilha.
Tenho que confessar que evitámos muito a carne de porco, acho que este ano ainda só comi uma vez, mas claro se os teus pais criam porquinhos é quase impossível dizer que não.
Ficou uma refeição muito apetitosa, cheia de bom aspecto com essas tigelas fantásticas, ai que lindas, não gosto muito de esparregado!!!
beijinhos