Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Mousse de Queijo Fresco com Doce de Abóbora




Dezembro chegou de mansinho, trazendo consigo o frio e a época natalícia... Por todo o lado vemos luzes, decorações e o espírito natalício vai-se instalando, levando a preparativos e compras para a noite de 24 de dezembro, que para mim sempre foi especial. Tipicamente passada em família é momento de partilha e alegria para aproveitar essencialmente a companhia daqueles que amamos e estão no nosso coração.
A casa está pronta... por todos os cantos pode-se encontrar decorações de Natal e até a varanda teve direito a umas luzinhas novas... È uma das coisas que adoro! Contudo, o extremo consumismo aliado não condiz com os meus valores, pois para mim o mais importante é mesmo reunir a família.




Trago-vos a minha primeira sugestão de Natal. A mousse de queijo fresco com doce de abóbora é um docinho leve e muito saboroso que adorámos cá em casa. Desde algum tempo que os meus doces e bolos têm sofrido algumas alterações.Esta sobremesa é um desses exemplos. Utilizei queijo fresco da Saloio em vez de natas, uma vez que é um alimento nuticionalmente mais interessante, rico em cálcio e pobre em gordura. Assim, o resultado é mais saudável e saboroso. O doce de abóbora colocado por cima da mousse é caseiro e foi feito por mim. É claro que podem fazer a mousse de queijo fresco e colocarem outro topping, como framboesas ou até lemon curd. 


 



Mousse de Queijo Fresco com Doce de Abóbora


INGREDIENTES:
(faz 8 doses)
  • 6 queijos fresco pequenos Saloio
  • 1 iogurte gredo
  • 50 g de stevia
  • 3 claras
  • 4 folhas de gelatina

      Doce de Abóbora
  • 1 kg de abóbora
  • 500 g de açúcar gelificante ou açúcar amarelo
  • 2 paus de canela

  • amêndoa laminada torrada para decorar q.b.

PREPARAÇÃO:
Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante cinco minutos. Esmague os queijos e  junte-lhes o iogurte.
Bata as claras em castelo e junte-lhe a stevia aos poucos e batendo sempre, até ficarem firmes e brilhantes.
Escorra a gelatina, derreta-a em banho maria ou no microondas, sem deixar ferver, incorpore na mistura do queijo e mexa bem. Por fim, envolva delicadamente as claras.
Divida o creme por 8 copinhos e leve ao frio até solidificar. De seguida coloque doce de abóbora a gosto por cima e decore com amêndoa laminada torrada. Sirva bem fresco.


Doce de Abóbora
Descasque a abóbora, corte-a em cubos e coloque num tacho.
Adicione o açúcar e os paus de canela.
Leve ao lume a cozer cerca de 30-40 minutos, até que a abóbora fique completamente cozida
Retire o tacho do lume, remova os paus de canela e com uma varinha mágica triture a abóbora até esta atingir a consistência desejada.
Leve novamente ao lume a engrossar, até atingir a textura desejada, tendo o cuidado de mexer com uma colher de pau, para que o doce não peque no fundo do tacho.
Distribua o doce em frascos de vidro esterilizados. Coloque uma etiqueta e decore o frasco um raminho de alecrim. Desta forma terá uma bonita prenda de Natal para oferecer.





5 comentários:

  1. Quem diria que é saudável! Adoro sobremesas em doses individuais, ficam sempre tão bonitas e mimosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão! Aqueles copos têm cá um aspecto... Autenticamente divinal :P Vou levar a receita para experimentar.

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  3. Que ótima sobremsa, ficou com ótimo aspeto. e com o doce de abóbora deve ficar tão delicioso.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Adorei a sugestão.
    Lindas fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)