Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Pão de Aveia e Espelta com Mel e Leite




     Já passou mais de um ano desde a minha última publicação aqui no blog. Foi um ano atribulado, cheio de trabalho e de vivências pessoais e profissionais. Durante este ano quase que não fotografei e sou sincera tanto tempo sem praticar deixou-me apreensiva e insegura. Mas, a magia de procurar a luz, o gosto por experimentar novas receitas, o encanto que existe em montar tudo para tentar tirar a fotografia perfeita são mais fortes e nas minhas resoluções de ano novo decidi em primeiro lugar ser feliz, em segundo praticar uma alimentação mais saudável e em terceiro aprofundar os meus conhecimentos de fotografia (e praticar, praticar, praticar).

     Para o regresso a este cantinho partilho convosco um pão, tipo brioche, de aveia e espelta com mel e leite.. É perfeito, crocante por fora e macio por dentro! É tão bom em torradas com manteiga ou regadas com um fio de mel, acompanhadas com uma chávena de chá ou chocolate quente! Não há nada melhor para estes dias frios!


  



Pão de Aveia e Espelta com Mel e Leite


Ingredientes:

(Receita adaptada do blog Twiggstudios)

  • 420 gramas de farinha de espelta
  • 60 gramas de flocos de aveia
  • g de sal
  • 1 saqueta de fermento de padeiro instantâneo Royal
  • colheres de sopa de mel 
  • 200 ml de leite (usei sem lactose)
  • ovos
  • colheres de sopa de manteiga (temperatura ambiente)


Método:

     Aqueça o leite até que esteja morno (quente ao toque). Em seguida, na tigela da batedeira coloque a farinha de espelta, a aveia e o sal e misture.  
     Adicione o fermento, o leite e o mel e comece a misturar. Depois, acrescente um ovo de cada vez e amasse. A massa ficará húmida, junte a manteiga e um pouco mais de farinha de espelta (2 colheres de sopa) e continue a amassar por 3 minutos. 
     A massa ficará húmida como um brioche, mas deve manter-se unida e ser elástica.. Coloque numa tigela untada e cubra com um pano. Deixe levedar cerca de 1h30m. 
     Depois de ter dobrado de tamanho, coloque numa superfície enfarinhada e amasse um pouco, dando a forma de uma bola. Deixe levedar novamente durante 30 a 60 minutos. Pode pincelar com um pouco de leite e colocar flocos de aveia por cima antes de levar ao forno. Faça uma cruz no centro com uma faca.
     Pré-aqueça o forno a 180ºC, coloque um tabuleiro pequeno com água no fundo do forno e o pão na prateleira de cima. Deixe cozer durante 40 minutos.
     Depois é só deliciar-se de uma fatia deste maravilhoso pão com um pouco de manteiga ou um fio de mel!
BOM APETITE!






3 comentários:

  1. Há muito que não faço um pãozinho.
    Este ficou uma maravilha.

    ResponderEliminar
  2. ficou mt fofinho gostei dos ingred bjs

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, ficou com uma textura linda, gostei muito dos ingredientes, um beijnho
    Claudia

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)