Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Pastéis de Castanha




É outono! É tempo de castanhas! 
Adoro sentir o cheiro de castanhas assadas na rua e senti-las quentinhas no pacote entre as mãos, enquanto sinto o frio e me enrolo num cachecol...
O S. Martinho já lá vai... mas as castanhas permanecem e hoje são as rainhas da receita que partilho convosco. É tempo de saboreá-las de uma maneira diferente! Em pastéis folhados e doces!





PASTÉIS DE CASTANHA


Ingredientes:
  • 2 placas (bases) de massa folhada
  • 400 g de castanhas
  • 260 g de açúcar
  • 1 colher de café de erva doce
  • 1 pitada de sal
  • 1 dl de água
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de sopa de farinha maisena
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  • 3 ovos + 3 gemas

  • Açúcar em pó q.b.
  • Spray para untar
  • 24 forminhas de alumínio


Preparação:
Dê um golpe nas castanhas com uma faca e coza-as em água temperada com sal e erva doce (também podem utilizar castanhas congeladas).

Descasque as castanhas cozidas e reserve.

Num tacho junte o açúcar  a água e o pau de canela. Leve ao lume até levantar fervura. Deite esta calda sobre as castanhas, eliminando o pau de canela.

Triture as castanhas. Adicione a farinha maisena, os ovos, as gemas e o extracto de baunilha. Triture mais um pouco.

Corte círculos de massa folhada com um cortador e coloque nas formas de alumínio, previamente untadas com spray de untar.

Deite o preparado nas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante 35 minutos.

Polvilhe com açúcar em pó e delicie-se com um saboroso pastel de castanha... 


Uma deliciosa forma de comer castanhas, não acham?







Bom Apetite!
Desejo-vos um ótimo fim de semana! Um abraço!

20 comentários:

  1. Que lindos e que excelente ideia! Eu adoro castanhas e nunca as provei em pastéis... acho que vou levar esta comigo! :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram uma verdadeira tentação estes pasteis!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Mas que lindos ficaram, tão apetitosos!

    ResponderEliminar
  4. Hum que gulosos e com massa folhada, uma delicia e lindos, as fotos estão tão bonitas e a louça é um mimo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que delícia estes pastéis! Já comia um ou dois :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi doces com castanhas
    Achei os teus pasteis lindos e deliciosos
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  7. Adoro castanhas, estes pasteis deve ser divinos, ai se eu os apanhasse agora com um cafezinho, ia-me saber mesmo bem!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Agora fiquei memso com água na boca! Lindas e irresistíveis! Vou ter mesmo de levar uma e a receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ficaram fantásticos, adorei!

    ResponderEliminar
  10. Que apetitosos!!! E eu que tenho ali tanta castanha!!!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Ficaram fabulosos Paula, de dar água na boca!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha, Paula! Estes pastelinhos estão tão lindos e sedutores e piscaram-me o olho. Adoro castanhas e massa folhada, logo têm tudo para me agradar. Se ainda houver, vou levar um, cao contrário, esta é sem dúvida uma receita a experimentar. ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Que lindos pastéis, Paula! Adorei esta receita, adorei!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha de pastéis! Castanhas são boas de qualquer maneira e esses pastéis devem ser deliciosos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Devem ficar deliciosos!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Que engraçado Paula, há uns dias escrevi algo semelhante no meu blog, sobre as castanhas e o cachecol :)
    Lindos pastelinhos, adoro com as castanhas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Hola . yo tambien te sigo de bastante tiempo y me has servido tambien como inspiracion para preparar muchas recetas y aprender mucho. es un placer encontrar recetas como esta que te permiten preparar un bocado delicioso y muy rapido y tambien muy muy bonito a la vista. fotos tienen una pinta espetacular hmmmm … te felicito y espero que sigas por mucho tiempo con tu Blog. yo tambien tengo un Blog de cocina …… pero soy un novato en esto. espero no te moleste si pongo la direcion de mi Blog. cuidate mucho y sigue igual

    Blog de cocina: http://www.casaperri.es/

    ResponderEliminar
  18. Minha querida, há já muito tempo que não passava por aqui. A minha vida pessoal e profissional não têm dado tréguas e por isso me afastei do blogue.
    Nunca tinha visto uns pastéis de castanha e os teus estão tão apetitosos!! Por aqui o frio já marca presença e o cachecol, gorro e luvas saem sempre connosco para a rua.

    beijnhos e boa semana

    ResponderEliminar
  19. Querida,

    Adoro castanhas, adoro sobremesas com castanha e estes teus pastéis são perfeitos para um final de tarde onde nos deliciamos com sabores outonais ! :)
    Estão lindos, perfeitos mesmo eu diria e encerram deliciosas sensações !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Paulinha, não consegues publicar ? :(

    Deixa a foto do strudel no grupo, identifica-a dizendo o nome do Strudel, explica o que se passa nessa publicação lá e depois passas a receita por baixo... às vezes acontecem estes contratempos, mas se fizeste não deixes de participar amiga, mas deixa isso lá hoje, ok ?

    Um beijnho grande *

    ResponderEliminar

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)